A PLANILHA ELETRÔNICA COMO FACILITADORA NA APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO LINEAR E FUNÇÃO QUADRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4233Resumo
O presente trabalho busca apresentar uma proposta pedagógica na abordagem das funções reais de variável real ao nível da 10ª classe do ensino secundário geral moçambicano. A ideia surge da inquietação do autor ao deparar-se com as dificuldades apresentadas pelos alunos na abordagem de tais conteúdos no processo de ensino e aprendizagem. Tendo como pano de fundo a teoria de representações semióticas, o estudo visa explorar as potencialidades tecnológicas oferecidas pelo ambiente virtual que a planilha eletrônica oferece. Para isso, foi elaborada uma sequência pedagógica constituída de uma combinação de representações tabelares, analíticas e gráficas de funções lineares e quadráticas que auxiliam o aluno na construção do conceito da função e nas diferentes formas de sua representação no nível da 10ª classe. Para a construção do presente artigo, foi realizado um levantamento dos principais conteúdos abordados pelos programas e manuais escolares em uso nas escolas moçambicanas. Em seguida, foi feita a combinação da teoria de representação de Duval (2012) às potencialidades que a planilha oferece como a precisão e a rapidez na construção, levando em consideração a natural vontade de aprender e do manuseio de equipamentos informáticos que os adolescentes demonstram. Os resultados obtidos mostraram que o uso da planilha contribui para uma motivação adicional aliada a um maior comprometimento, o que resulta num maior desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem das funções reais neste nível.
Palavras-chave: Planilha eletrônica. Sequência didática. Funções linear e quadrática.