ALGUNS MODOS DE OPERAR NO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5065Resumo
Este artigo discute alguns modos de operar do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (GHOEM), grupo este que se volta à compreensão de aspectos da cultura escolar e os propósitos da Educação Matemática nessa cultura. Esboçamos, para tanto, alguns aspectos teóricos nos quais estão alicerçadas nossas opções, buscando, ao tratar dessas teorizações, evidenciar as fases e os procedimentos que adotamos. Também delineamos as principais linhas de pesquisa que estão em desenvolvimento no Grupo e buscamos discutir processos de análise que utilizamos e que nos permitem atribuir significados às narrativas que produzimos. O núcleo aglutinador do grupo se constituiu a partir de discussões sobre a História Oral como a principal – mas não única – metodologia de pesquisa que mobilizamos para tratar objetos específicos da Educação Matemática.
Palavras-chave: História Oral; Linhas de Pesquisa; Narrativas; Análise de dados.
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