REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SOCIAIS NA ARTICULAÇÃO ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5073Resumo
Neste artigo, analisamos práticas pedagógicas e sociais desenvolvidas por educandos (as) e pais no território do Distrito de Colorado do Norte-MT, onde a Escola Estadual Ivone Borkowski de Lima fica localizada, visando compreender e problematizar as percepções de processos que constituem a realidade do trabalho e da educação. Com a metodologia de aplicação de questionários e observação participante, evidenciamos o significado de trabalho e da economia camponesa na interrelação com os espaços sociais, culturais e escolares. Para interpretar os dados, embasamo-nos em autores do Materialismo Histórico-Dialético, além da revisão bibliográfica de autores que pesquisam a temática do trabalho, da educação, da economia solidária e da educação do campo. Como resultado, evidenciamos que os (as) educandos (as) percebem o trabalho como sinônimo de trabalho assalariado, dentro do modo capitalista de produção e de vida. Nas práticas pedagógicas observadas e na escola, descrevemos e explicamos como o Projeto Horta valoriza o trabalho coletivo e o cuidado com a produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos, nas perspectivas da agroecologia. Analisamos os limites institucionais da não correspondência explícita do conhecimento científico com as práticas pedagógicas na experiência da horta. Indicamos como a economia das famílias é baseada na produção de carne e leite bovino, comercializam seus produtos para atravessadores, laticínios e frigorífico. Constatamos que as pessoas pensam e realizam ações para o desenvolvimento comunitário, do cuidado com o outro, no sentido da solidariedade, mas ainda não se organizam práticas sociais para o exercício do trabalho associado conforme os princípios da Economia Solidária.
Palavras?chave: Educação e Trabalho; Práticas Pedagógicas; Práticas Sociais; Formação Omnilateral.
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