INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS

Autores

  • Andréa Inês GOLDSCHMIDT Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Daniela da Silva CASTIGLIONI Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Carolina RANGEL Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Maira dos Santos SILVEIRA Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Geovane BERNARDI Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5136

Resumo

A pesquisa objetivou a investigação das concepções prévias sobre insetos entre alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública do município de Palmeira das Missões, RS. Para tanto, aplicou-se um questionário com questões que investigaram o reconhecimento de quais os animais são insetos; a identificação de quais destes insetos são considerados perigosos; se gostam ou não do grupo dos insetos; se estes podem ser considerados benéficos ou maléficos; e ainda, o que os alunos consideram insetos. Os resultados foram submetidos à análise de conteúdo, evidenciando que os alunos dos anos iniciais possuem conhecimento generalista acerca destes animais, embora reconheçam exemplares presentes no seu dia a dia, como moscas, mosquitos e baratas. Ademais, uma concepção negativa em relação aos insetos foi evidenciada, além de associarem o fato destes animais serem perigosos (como escorpiões e aranhas), não tendo clareza dos representantes e não reconhecendo as características principais do grupo. Igualmente, os benefícios que esta classe traz ao ambiente foi pouco exaltado, devendo ser amplamente discutido em sala de aula, de modo que os insetos sejam valorizados e preservados para manutenção do meio ambiente.

 

Palavras-chave: Concepções Prévias; Primeiros Anos; Invertebrados; Ensino de Ciências; Conceitos Científicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréa Inês GOLDSCHMIDT, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

    Doutora em Educação em Ciências – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, do Curso de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

  • Daniela da Silva CASTIGLIONI, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
    Doutora em Zoologia, Docente do Curso de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Carolina RANGEL, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
    Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Maira dos Santos SILVEIRA, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
    Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.
  • Geovane BERNARDI, Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões.

    Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas – Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões. 

Referências

AMARAL, Kelly Oliveira do; MEDEIROS, Miguel de Araújo. Análise das concepções de estudantes do ensino fundamental sobre insetos, por meio da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Brazilian Geographical Journal: Geosciences and Humanities research medium, 6 (1): 156-180, 2015.

ARÁUJO, Magnólia Fernades et al. Concepções alternativas de alunos do nível superior em relação ao tema animais. Revista da SBenbio, v. 4, n. 3. p. 123 – 133, 2010.

AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Contexto e Educação, 77, p. 167-188, 2007.

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006. 336 pp.

BORROR, Donald Joyce; DELONG, Dwight Moore. Introdução aos estudos dos insetos. São Paulo: Blücher, 1988.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRUSCA, Richard; BRUSCA, Gary. Invertebrados. 2ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2007.

BUZZI, Zundir Jose. Entomologia didática. 4ª ed. UFPR, Curitiba, Brasil, p. 348, 2002.

CARDOSO, Jaqueline dos Santos; CARVALHO, Karine Santana; TEIXEIRA, Paulo Marcelo. Um estudo sobre a abordagem da Classe Insecta nos livros didáticos de Ciências. Sitientibus, Série Ciências Biológicas, 8(1): 80-88. 2008.

COELHO, Juliana de Almeida. Insetos. Trabalho de conclusão de curso. Brasília - DF. Trabalho de conclusão do Curso de Artes Plásticas, habilitação em Bacharelado. 2013.

COSTA NETO, Eraldo Medeiros. A etnocategoria “inseto” e a hipótese da ambivalência entomoprojetiva. Acta Biol. Leopold. 21(1): 7-14, 1999.

COSTA NETO, Eraldo Medeiros; CARVALHO, Paula Dib. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, 22 (2): 423- 428, 2000.

COSTA NETO, Eraldo Medeiros.; PACHECO, Josué Marques. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences. 26 (1): 81-90, 2004.

COSTA NETO, Eraldo Medeiros; SILVA, Fernandes da Paz. Percepção de insetos por moradores da comunidade Olhos D’Água, município de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boln. S.E.A., n1 35 p. 261?268, 2004.

LAUCK, Joanne Elizabet. The voice of the infinite in the small: revisioning the insect-human connection. Boston: Shambhala Publications, 2002.

LEONARDI, Ariadne et al. Análise das concepções alternativas de alunos dos anos iniciais acerca dos seres vivos. Revista Educere Et Educare, vol. 13, n. 30, nov./dez. 2018.

LIMA, Rodrigo Lucas et al. Diagnóstico acerca de concepções sobre insetos expressas por alunos do ensino fundamental II. In Anais... VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Campinas, São Paulo, 5 e 9 de dezembro de 2011.

LOPES, Letícia Azambuja et al. As Concepções sobre Insetos no Ensino Fundamental em Escola Pública de Sapucaia do Sul, RS. Revista Acta Scientiae, vol. 16, n. 4, p. 214-223. 2014.

MACEDO, Margarete Valverde et al. Ensinar e aprender ciências e biologia com os insetos. In: Anais... Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro, 12-23. 2015.

SANTOS, Verônica Soares dos; MACHADO, Ana Carolina Ferreira; RIZZATTI, Ivanise Maria. A importância da Experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 131-145, set./dez. 2019

MENINO, Hugo Lopes.; CORREIA, Sílvia Oliveira. Concepções alternativas ideias das crianças acerca do sistema reprodutor humano e reprodução. Educação & Comunicação, n. 4, p. 97-117, 2001.

OLIVEIRA, Silmara Sartoreto de. Concepções alternativas e ensino de biologia: como utilizar estratégias diferenciadas na formação inicial de licenciados. Educar, n. 26, 233-250. 2005.

PASSOS, Eliana et al. Os insetos na concepção dos alunos e professores de ciências de diferentes realidades do município de Itabaiana-SE. Revista Educação Ambiental em Ação, 10(36). 2011.

PEREIRA, Natália Bueno. Perspectiva para o ensino de zoologia e os possíveis rumos para uma prática diferente do tradicional. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas), Universidade Presbeteriana Mackenzie, SP. 2012.

POZO, Juan.; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RAFAEL, José Albertino et al. Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia. Ribeirão Preto, Editora Holos, v. 1. 810 p., 2012.

REZENDE, Luiz Augusto; STRUCHINER, Miriam. Uma proposta pedagógica para a produção e utilização de materiais audiovisuais no ensino de ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 2(1): 45-66. 2009.

SANTOS, Danielle Caroline de Jesus Santos; SOUTO, Leandro de Sousa. Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, 7(5). 2011.

TRIPLEHORN, Charles; JOHNSON, Norman. O estudo dos insetos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 6 (2): 213-227. 2013.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

INVESTIGAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE OS INSETOS. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 128-148. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5136