APRESENTAÇÃO

Autores

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso. Rodovia MT 100 km 3,5 78600-000 - Barra do Garcas, MT - Brasil Telefone: (66) 34055317 https://orcid.org/0000-0001-8936-9063
  • Kécio Gonçalves Leite Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação Intercultural. Rua Rio Amazonas, 351 Jardim dos Migrantes 76900730 - Ji-Paraná, RO - Brasil Telefone: (069) 34213595 URL da Homepage: http://www.unir.br https://orcid.org/0000-0003-1152-868X

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5519

Resumo

Este volume da Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA compõe-se de oito artigos, produzidos por pesquisadores de diferentes instituições e regiões do Brasil, que responderam ao convite para participar do dossiê temático Interculturalidade e formação de professores(as): avanços e desafios, como oportunidade para socializar trabalhos sobre a formação inicial e continuada de professores no país, especialmente quanto à formação docente para atuação em contextos culturais específicos ou para a promoção da educação intercultural.

Nesse sentido, o conjunto de artigos deste dossiê contribui para se refletir sobre avanços e desafios da interculturalidade por meio de experiências e projetos de formação docente para a educação escolar indígena, a educação do campo e a educação quilombola, bem como para o ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas.

Tal reflexão é fundamental no atual cenário nacional, que tem produzido rupturas em políticas públicas de educação e alterações curriculares, por meio de instrumentos normativos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica.

Diante de tal cenário, é oportuno conhecer os resultados de pesquisas desenvolvidas em diferentes instituições, assim como iniciativas e experiências exitosas de formação docente para a educação intercultural, como base para se problematizar os impactos das atuais mudanças nos rumos da educação nacional, especialmente quanto aos desafios da formação docente para a diversidade e a interculturalidade.

Os artigos são precedidos de um Prefácio, de autoria de Tânia Rezende, que situa o dossiê no marco teórico da interculturalidade, enfatiza as relações históricas entre educação escolar e colonialidade, e apresenta a educação intercultural como forma de superar o memoricídio e a concepção epistemológica binária, monolíngue e monoepistêmica de ensino historicamente estabelecida no Brasil.

O primeiro artigo do dossiê, intitulado “O Ensino do Português, como segunda Língua, na perspectiva Histórico-Cultural e da Didática Desenvolvimental: interlocuções com os jovens indígenas”, de autoria de Danielle Gonçalves Sena, Marcelle Karyelle Montalvão Gomes, Aníbal Monteiro de Magalhães Neto e Marly Augusta Lopes de Magalhães, trata de um proposta de ensino da Língua Portuguesa, como segunda língua, para jovens indígenas, tendo como princípio o respeito à especificidade de seus aspectos linguísticos e culturais.

Por sua vez, o artigo intitulado “Interculturalidade e a Formação dos Professores: o contexto Escolar da Comunidade Quilombola/Kalunga Mimoso-Albino”, de autoria de Maria Edimaci T. B. Leite, Marliane Dias Silva e Maria Zeneide C. M. de Almeida, discute sobre a interculturalidade e a formação dos professores no contexto de uma comunidade quilombola, a partir do olhar de uma professora que atua na escola da comunidade, situada no município de Paranã, estado de Tocantins.

Em seguida, o artigo intitulado “Etnomatemática na formação e na produção acadêmica de professores/as de Licenciaturas em Matemática do Acre, Amapá, Roraima e Rondônia”, de autoria de Danila de Souza Domiciano, Kécio Gonçalves Leite e Eliana Alves Pereira Leite, analisa a presença de etnomatemática na formação e na produção acadêmica de professores formadores que atuam em cursos de Licenciatura em Matemática do Acre, Amapá, Roraima e Rondônia. Os autores destacam que a ausência da etnomatemática na formação dos formadores pode limitar o ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas e a promoção da educação escolar em perspectiva intercultural pelos futuros novos docentes egressos dos cursos analisados.

O próximo artigo, intitulado “Proposta de material didático específico para as aulas de matemática nas escolas do povo indígena Cinta Larga”, de autoria de Augusto Cinta Larga e Carma Maria Martini, apresenta reflexões sobre o processo de elaboração de um material didático sobre o tema “termos numéricos do Povo Cinta Larga”. Os autores ressaltam que o material foi elaborado de forma coletiva, contemplou o contexto social e cultural do Povo Cinta Larga, tem potencial para fortalecer a identidade indígena dos estudantes e contribuir para a promoção de uma educação matemática significativa e intercultural.

O artigo intitulado “Prática docente quilombola e os impactos da pandemia na educação”, das autoras Olindina Serafim Nascimento e Maria Cecilia Fantinato, trata dos desafios da prática docente na educação escolar quilombola a partir de narrativas de oito professoras quilombolas que atuam nos territórios do Espírito Santo. As autoras promovem uma reflexão sobre educação intercultural, relações étnico-raciais e a educação no contexto da pandemia de COVID-19, destacando as mudanças nas condições de trabalho docente por meio remoto.

Na continuidade do dossiê, o artigo “PIBID Intercultural: Reflexões sobre alfabetização em contextos indígenas da Amazônia”, de Josélia Gomes Neves, apresenta reflexões sobre alfabetização intercultural a partir de experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, por estudantes indígenas pertencentes aos povos Zoró, Paiter Suruí, Nambikuara/Mamaindê, Karitiana, Cujubim, Macurap, Arikapu, Wajuru, Tupari, Oro Nao, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Eo, Cao Oro Waje e Djeoromitxi.

Por sua vez, o artigo “Educação do Campo nos Anais do Congresso Brasileiro de Etnomatemática”, dos autores Márcia Regina de Souza Silva e Kécio Gonçalves Leite, analisa como os trabalhos publicados nos anais das cinco primeiras edições do Congresso Brasileiro de Etnomatemática definiram e referenciaram teoricamente a educação do campo. Os autores enfatizam a necessidade dos pesquisadores que estudam a interface da etnomatemática com a educação do campo promoverem uma maior aproximação teórica de suas pesquisas com o movimento que culminou com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, fruto das experiências desenvolvidas no contexto de luta dos movimentos sociais camponeses por terra e educação.

O último artigo do dossiê, intitulado “Análise da importância e utilização do tênis de mesa na educação física escolar”, dos autores Moisés de Lima Araújo, Nádia Raquel Dutra de Morais Mourão, Nairana Cristina Santos Freitas, Luis Carlos Gonçalves de Oliveira, Aníbal Monteiro de Magalhães Neto e Patrícia Chaves de Araújo do Socorro, trata da importância do tênis de mesa para a educação física e a situação de sua utilização em diferentes escolas no município de Barra do Garças-MT.

Agradecemos aos autores e às autoras pelo compartilhamento dos artigos que compõem este dossiê da Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA. Em seu conjunto, estes textos certamente contribuirão ao necessário debate sobre as especificidades da formação docente para a atuação em contextos culturais específicos, para a promoção do ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas e para a educação intercultural.

 

Organizadores do dossiê:

Prof.ª Dr.ª Marly Augusta Lopes de Magalhães (UFMT)

Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite (UNIR)

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Biografia do Autor

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso. Rodovia MT 100 km 3,5 78600-000 - Barra do Garcas, MT - Brasil Telefone: (66) 34055317
    Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1986), Especialização em Didática Geral, pelas Faculdades de Marília - São Paulo (1988), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1990), Doutorado em Ciências Linguísticas pela Universidad Central de Las Villas - Cuba (2007). Apostila registrada sob o nº 58752 - Processo 2011164 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011), Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Goiás, (2012), com o projeto de pesquisa:"Princípios Funcionalistas Aplicados ao ensino em contexto de interculturalidade", vinculado ao Programa de Pós-Graduação da UFG-GO- Contemplado com a bolsa REUNI- Estágio Pós-Doutoral, vinculado a linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Pós-Doutorado sob a supervisão da Profª Drª Vânia Casseb Galvão. Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal de Mato Grosso. Editora-chefe - Revista Multidisciplinar Panorâmica e Revista Panorâmica online. Parecerista de Revista Espaço Ameríndio (UFRGS) (1982-6524). Membro do Conselho de Editora da UFMT. Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com seres Humanos do Campus Universitário do Araguaia. Tem experiência na área de Letras, Linguística, Sociolinguística, Ensino Funcionalista e interculturalidade, com ênfase em Cultura e Língua Xavante na perspectiva do ensino e aprendizagem dos estudantes xavante em escolas públicas urbanas, as Dimensões da Identidade Cultural e os problemas sociointeracionais dos alunos indígenas em espaços educacionais urbanos, atuando principalmente nos seguintes temas: presença dos jovens indígenas da etnia xavante em escolas públicas urbanas, alunos indígenas x alunos não indígenas no contexto das escolas públicas urbanas, presença indígena em espaços urbanos: uma questão de sobrevivência. Lidera o Grupo de pesquisa: Fronteiras, Culturas, Identidades: um espaço de diálogo com povos indígenas do Araguaia/Xingu (CNPq), é membro do grupo de Estudos da Linguagem: Análise, Descrição e Ensino(CNPq). Membro da Comissão de Ética da Universidade Federal de Mato Grosso. Portaria GR nº 1276 de 30/09/2014. The Marquís Who's who Publicatíons Board Certifies that Marly Augusta Lopes de Magalhães is a subject of biographical record in Who's Who in the World - 2015. El comité Académico del Doctorado Tutelar en Ciencias Literárias y Linguísticas de la Facultad de Humanidades de la Universidad Central ?Marta Abreu? de Las Villas, Cuba, en virtude de sus méritos académicos, la há incluído a usted entre los membros de su claustro desde su fundación, lo que prestigia significativamente nuestra instituición. "Dr. C. Francisco Pablo Rodríguez Alemán "Coordinador. Estágio de Qualificação Profissional no Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/ 2017 - Pós-Doutorado -Estudos Avançados: Didática para o Desenvolvimento Humano, Supervisionada pelos Professores Dr. José Carlos Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas. Diploma D'onore al merito - II Comitato Olimpico Nazionale Italiano Delegazione Brasile manifesta attraverso questo diploma la própria gratitudine all'illustrissima Dott.: Per i rilevanti servizi prestati alla comunitá Italiana a Rio de Janeiro, in occasione del 3º Seminário Di Medicina 4.0- Sport, tecnológico Informazione e solidarietá - Svoltosi nel prestigioso Istituto Italiano di Cultura nella sede del Consolato Generale d' Itália il giorno 2 giugno del 2018
  • Kécio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação Intercultural. Rua Rio Amazonas, 351 Jardim dos Migrantes 76900730 - Ji-Paraná, RO - Brasil Telefone: (069) 34213595 URL da Homepage: http://www.unir.br

    Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo Rondoniense de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM-UNIR), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GRUEPEM-UFMT), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza (PPECN/UNIR), no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/SBF/UNIR) e é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

APRESENTAÇÃO. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 1-7. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5519