PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO ESPECÍFICO PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO POVO INDÍGENA CINTA LARGA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5523Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ji-Paraná, na linha de pesquisa Produção de Material Didático, no período de 2018 a 2019. A qual foi um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Educação Básica Intercultural e teve como objetivo elaborar uma proposta de material didático específico para servir de apoio às aulas de matemática nas escolas do Povo Indígena Cinta Larga de Rondônia e Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a utilização de procedimentos metodológicos da pesquisa-ação na sua execução e fundamentada em autores na área da Educação Escolar Indígena e da Etnomatemática. O resultado foi a apresentação de uma proposta de material didático específico no formato de um livreto, com o tema “termos numéricos do Povo Cinta Larga”. No processo de elaboração contamos com a participação, colaboração e avaliação dos professores e sabedores Cinta Larga e, além disso, realizamos aulas experimentais com estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental Pichuvy Cinta Larga, da aldeia 14 abril, em Espigão do Oeste (RO), com o propósito de aprimorar o material didático. Avaliamos a experiência como exitosa, pois a proposta elaborada de forma coletiva contemplou o contexto social e cultural do Povo Cinta Larga e tem potencial para fortalecer a identidade indígena dos estudantes e contribuir na promoção de uma educação matemática significativa e intercultural.
Palavras-chave: Educação escolar indígena; Formação de professores indígenas; Etnomatemática; Material didático específico.
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