NAVEGANDO PELAS PESQUISAS TECNOBIOGRÁFICAS NO BRASIL:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i1.6310Palavras-chave:
Tecnobiografias, linguagem e tecnologia, tecnologias digitais, revisão integrativaResumo
Esta pesquisa bibliográfica se inscreve na área da Linguística Aplicada e debruça-se sobre um conceito eminente para a compreensão da relação complexa entre linguagem, tecnologias e sociedade: as tecnobiografias. A investigação foi amparada em teóricos alinhados a esta perspectiva, como Barton e Lee (2015), Paiva (2019), Kennedy (2003), Almeida (2020), entre outros. O estudo visou: i) compreender quais são as produções acadêmicas brasileiras publicadas nos últimos 06 anos (2016-2022) que utilizaram tecnobiografias como escopo teórico-metodológico; para então ii) investigar o que descobriram essas pesquisas sobre a relação entre: linguagem, tecnologia e sociedade. Sendo assim, foi realizada uma Revisão Integrativa nas bases de dados Portal de Periódico da CAPES e Google Acadêmico, a partir dos descritores “tecnobiografia” + “tecnobiografias”. No total, 17 estudos foram validados nessa revisão. Verificou-se que as pesquisas tecnobiográficas podem contribuir para a compreensão de vários contextos de interesse da LA, como: formação inicial de professores de Letras; identidade do professor de linguagens; identidade dos alunos da educação básica; compreensão das práticas de escrita na educação de jovens e adultos; análise do potencial discursivo de sites e plataformas virtuais; e compreensão dos impactos das tecnologias em gerações diferentes, por exemplo, idosos, jovens adultos.
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