JOGOS EDUCATIVOS

potencializando a alfabetização

Autores

  • Júlia Mendes Silva Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

DOI:

https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13177

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras, Alicerce pedágógico, Ensino Fundamental, Alfabetização

Resumo

Esse artigo abordou o uso de jogos e brincadeiras como um alicerce pedagógico no processo de alfabetização, com o objetivo de analisar quais brincadeiras podem ser utilizadas nos anos iniciais. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e método estudo de caso, sendo conduzido por meio de questionários aplicados em outubro de 2023 a quatro professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica baseia-se nos trabalhos de Tizuko Morchida Kishimoto, Angela Maluf e Janet Moyles. Os resultados mostraram que os jogos e as brincadeiras, além de serem conteúdos essenciais nos anos iniciais, são ferramentas valiosas para promover a ludicidade, além de enriquecer o repertório motor e linguístico das crianças.

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Biografia do Autor

  • Júlia Mendes Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

    Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Câmpus Universitário de Sinop, Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem (FACHLIN), semestre 2024/2. Sinop, Mato Grosso, Brasil. 

Referências

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CABREIRAS, Kellem. Aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 335–349, 2019. DOI: 10.30681/reps.v10i1.10197. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10197. Acesso em: 3 out. 2024.

KISHIMOTO, Tisuko Morchida et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008.

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TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

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Publicado

23-12-2024

Como Citar

Silva, J. M. (2024). JOGOS EDUCATIVOS: potencializando a alfabetização. Eventos Pedagógicos, 15(3), 1079-1087. https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13177