JOGOS EDUCATIVOS
potencializando a alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.30681/reps.v15i3.13177Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras, Alicerce pedágógico, Ensino Fundamental, AlfabetizaçãoResumo
Esse artigo abordou o uso de jogos e brincadeiras como um alicerce pedagógico no processo de alfabetização, com o objetivo de analisar quais brincadeiras podem ser utilizadas nos anos iniciais. O estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa e método estudo de caso, sendo conduzido por meio de questionários aplicados em outubro de 2023 a quatro professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica baseia-se nos trabalhos de Tizuko Morchida Kishimoto, Angela Maluf e Janet Moyles. Os resultados mostraram que os jogos e as brincadeiras, além de serem conteúdos essenciais nos anos iniciais, são ferramentas valiosas para promover a ludicidade, além de enriquecer o repertório motor e linguístico das crianças.
Downloads
Referências
BROUGÉRE, Gilles. Jogos e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
CABREIRAS, Kellem. Aprendizagem significativa através de jogos e brincadeiras. Eventos Pedagógicos, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 335–349, 2019. DOI: 10.30681/reps.v10i1.10197. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10197. Acesso em: 3 out. 2024.
KISHIMOTO, Tisuko Morchida et al. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2008.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2007.
MOYLES. Janet. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: artmed, 2006.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. São Paulo, 1996.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eventos Pedagógicos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
O conteúdo deste periódico está licenciado sob CC BY-SA 4.0 (Atribuição-Compartilha-Igual 4.0 Internacional)[1]. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador e que o conteúdo modificado seja licenciado sob termos idênticos. A licença permite o uso comercial.
[1] Para ver uma cópia desta licença, visite: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BR.