PROJETO DE EXTENSÃO CURRICULAR ASSOCIANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL À SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA.
Palavras-chave:
Infância, Medicina, Educação em saúde, Ensino, Meio ambienteResumo
Introdução: A educação é uma ferramenta essencial na formação dos cidadãos, sendo um meio eficiente de desenvolvimento da qualidade de vida e de transformação da realidade social, especialmente quando exercida desde a infância. Objetivo: Relatar vivências de estudantes de medicina em um projeto de extensão curricular. Relato da Experiência: O projeto foi executado na Escola Municipal de Educação Infantil, que fica localizada na zona oeste de Belo Horizonte- MG e que atende crianças do Morro das Pedras, sendo o público-alvo de suas ações crianças de até seis anos de idade. Para realizar o trabalho foram utilizadas, como ferramentas metodológicas, atividades lúdicas, fáceis de compreender e criativas que abordassem o tema sustentabilidade, de acordo com as demandas e aos anseios da sociedade local. Discussão: Os acadêmicos de medicina puderam desenvolver uma formação mais humanizada e ética através da comunicação e relacionamento com as crianças e do conhecimento da realidade social do espaço de intervenção, gerando um impacto tanto profissional como pessoal. Conclusão: A troca de experiências entre a comunidade e os universitários é de grande relevância para o avanço da esfera social, haja vista que as crianças são multiplicadoras de conhecimento para as suas famílias atingindo a comunidade como um todo.
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