Estratégias para a ressignificação do internato médico: relato de experiência
Resumo
Introdução: cabe às Escolas Médicas avaliarem constantemente seus internatos a fim de identificarem os nós críticos para os quais, em parceria com os gestores públicos de saúde, proponham soluções que otimizem a qualidade da formação médica bem como da assistência à saúde. Objetivo: relatar a experiência do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, advinda com a adoção das estratégias pedagógicas "Oficina de problematização de angústias e de aferição de conhecimento discente acerca do internato" e "Caderno Modular do Interno". Resultados e discussão: as turmas participantes da oficina apontaram como angústias prevalentes aquelas decorrentes do medo relacionado ao fracasso na prática médica e a um possível desempenho insatisfatório na avaliação prática, além de angústias quanto à incerteza da qualidade de sua formação profissional. Por meio das estratégias pedagógicas, descortinaram-se as angústias e dúvidas dos estudantes acerca de sua atuação no internato, fortaleceu-se a interface com o Setor de Apoio Psicopedagógico da Instituição, reduziram-se os questionamentos dos internos sobre as notas práticas e facilitou-se a avaliação e o acompanhamento do internato pelo preceptor. Conclusões: a participação dos profissionais do Setor de Apoio Psicopedagógico da Universidade Severino Sombra foi fundamental no planejamento de ações de assistência aos estudantes. Por sua vez, o Caderno Modular do Interno contribuiu para sanar fragilidades relacionadas à avaliação das práticas médicas, haja vista que os critérios utilizados nessas avaliações tornaram-se acessíveis e claramente descritos a todos os atores sociais envolvidos com o internato.
Palavras-chave: Avaliação educacional. Currículo. Educação médica. Internato e residência.
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