Estratégias para a ressignificação do internato médico: relato de experiência

Autores

  • Paula Pitta de Resende Côrtes UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS
  • Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS
  • Maria Cristina Almeida de Souza UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS
  • João Carlos de Souza Côrtes Júnior UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS
  • Eucir Rabello UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Resumo

Introdução: cabe às Escolas Médicas avaliarem constantemente seus internatos a fim de identificarem os nós críticos para os quais, em parceria com os gestores públicos de saúde, proponham soluções que otimizem a qualidade da formação médica bem como da assistência à saúde. Objetivo: relatar a experiência do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra, em Vassouras, Estado do Rio de Janeiro, advinda com a adoção das estratégias pedagógicas "Oficina de problematização de angústias e de aferição de conhecimento discente acerca do internato" e "Caderno Modular do Interno". Resultados e discussão: as turmas participantes da oficina apontaram como angústias prevalentes aquelas decorrentes do medo relacionado ao fracasso na prática médica e a um possível desempenho insatisfatório na avaliação prática, além de angústias quanto à incerteza da qualidade de sua formação profissional. Por meio das estratégias pedagógicas, descortinaram-se as angústias e dúvidas dos estudantes acerca de sua atuação no internato, fortaleceu-se a interface com o Setor de Apoio Psicopedagógico da Instituição, reduziram-se os questionamentos dos internos sobre as notas práticas e facilitou-se a avaliação e o acompanhamento do internato pelo preceptor. Conclusões: a participação dos profissionais do Setor de Apoio Psicopedagógico da Universidade Severino Sombra foi fundamental no planejamento de ações de assistência aos estudantes. Por sua vez, o Caderno Modular do Interno contribuiu para sanar fragilidades relacionadas à avaliação das práticas médicas, haja vista que os critérios utilizados nessas avaliações tornaram-se acessíveis e claramente descritos a todos os atores sociais envolvidos com o internato.


Palavras-chave: Avaliação educacional. Currículo. Educação médica. Internato e residência.

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Biografia do Autor

Paula Pitta de Resende Côrtes, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Especialista e Mestre . Docente do Curso de Medicina da USS, em Vassouras/RJ

Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Especialista e Mestre . Docente do Curso de Medicina da USS, em Vassouras/RJ

Maria Cristina Almeida de Souza, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Especialista,  Mestre e Doutora. Docente do Curso de Medicina da USS, em Vassouras/RJ

João Carlos de Souza Côrtes Júnior, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Especialista,  Mestre e Doutor. Docente do Curso de Medicina da USS, em Vassouras/RJ

Eucir Rabello, UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA - USS

Especialista e Mestre. Docente do Curso de Medicina da USS , em Vassouras/RJ

Referências

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Publicado

2016-08-07

Como Citar

Côrtes, P. P. de R., Vilagra, S. M. B. W., Souza, M. C. A. de, Côrtes Júnior, J. C. de S., & Rabello, E. (2016). Estratégias para a ressignificação do internato médico: relato de experiência. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(05). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/1149

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