Instituições envolvidas com pesquisas, veículos de divulgação e época de publicação de resultados de estudos com plantas medicinais para diabetes

Autores

  • Ana Paula Andrade dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Arno Rieder Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

Diabetes é uma doença metabólica que ocorre devido à falta de insulina e/ou incapacidade desta de exercer de maneira adequada, os seus efeitos, causando dessa forma a hiperglicemia. O uso de plantas medicinais para o tratamento e cura de enfermidades representa uma forma barata e acessível sendo uma prática bastante antiga. O artigo objetiva revelar as instituições envolvidas (pesquisadoras e publicadoras) no estudo com nove plantas medicinais para diabetes, distribuição temporal destas, periódicos e sites envolvidos e foco dos estudos. Foram selecionadas nove espécies de plantas para este estudo. Os dados foram recuperados na internet via Google Acadêmico, utilizando-se quatro modalidades de busca com cinco variantes da palavra diabetes. Destas buscas, resultaram 208 artigos que tiveram seus dados lançadas num banco de dados no programa Excel com as análises foram feitas em um programa estatístico apropriado. Os estudos com período identificados se deram entre 2003 e 2014. Os textos com época de publicação identificada se deram entre 1999 e 2014. Houve predomínio de artigos científicos (94,7%). As universidades foram as instituições que mais realizaram pesquisas (78,2%). Os focos dos estudos foram predominantes na área da Biologia (26,5%), seguido de Ciências (22,2%). Os sites comerciais foram os que apresentaram maior número de publicações (29,3%), havendo predomínio do continente Asiático (7,6%). Isso demonstra a relevância e interesse de países Asiáticos sobre o diabetes. Os maiores responsáveis pelos estudos com plantas medicinais são os pesquisadores da comunidade acadêmica.

Palavras-chave: Diabetes Mellitus. Plantas Medicinais. Publicações de Acesso Livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Andrade dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT

Arno Rieder, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1975), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), doutorado em Saúde e Ambiente (Química ambiental- Pesticidas na saúde e ambiente) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e doutorado em Ciências (Química analítica- Biogeoquímica Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2005), pós-doutorado [Ciências Biológicas e C. da Saúde: plantas medicinais utilizadas para controle da diabetes em Mato Grosso] pela UFMT(IB/Dep.Bot-Ecol/Grupo Pesquisa FLOVET; 2009) . Atualmente é professor adjunto I da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em: Química e Física do Solo, Química e Poluentes Ambientais, Pragas de Importância à Saúde, Fitotecnia, Fitoterápicos, Educação Ambiental, Estatística, atuando principalmente na Grande Área Multidisciplinar, área interdisciplinar: saúde, ambiente, ci. agrárias, ci.biológicas, e em destaque: Flora bioativa(principalmente plantas mediicnais); pragas em saúde (domésticas, urbanas e hospitalares); poluentes - pesticidas; educação (ambiental, superior; na região do Alto Pantanal, Cáceres, MT, Brasil.

Referências

Sociedade Brasileira de Diabetes. Tratamento e acompanhamento do Diabetes mellitus: Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes; 2007. [Acesso em: 24/04/2015]. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/noticias/Diretrizes_SBD_2007%5B1%5D.pdf.

Rieder A, Guarim NG. Saúde e ambiente: plantas medicinais utilizadas para o controle de diabetes em Mato Grosso, Brasil. Cáceres: Unemat Editora; 2012.

Contini E, Séchet P. Ainda há um longo caminho para a ciência e tecnologia no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação. 2011; 2(3): 30-39.

Calixto JB. Twenty-five years of research on medicinal plants in Latin America: a personal view. J Ethnopharmacol. 2005; 100(1): 131-4.

Da Silva MM, Budó MDLD, Garcia RP, Simon BS, Rosso LF. Tendência da produção científica sobre diabetes mellitus nas teses e dissertações da enfermagem brasileira. Saúde (Santa Maria). 2013; 39(1): 21-31.

Barreto ML. Crescimento e tendência da produção científica em epidemiologia no Brasil. Rev Saúde Pública. 2006; 40(Esp): 79-85.

Schwartzman S. Pesquisa Universitária e Inovação no Brasil. Avaliação de políticas; 2008.

Wikipédia, a enciclopédia livre. Categorias DNS. [Acesso em: 22/03/2017]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:DNS.

Publicado

2017-04-28

Como Citar

dos Santos, A. P. A., & Rieder, A. (2017). Instituições envolvidas com pesquisas, veículos de divulgação e época de publicação de resultados de estudos com plantas medicinais para diabetes. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(06). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/1309

Edição

Seção

Artigos