Avaliação da campanha de vacinação contra a poliomielite nos anos de 2010 a 2014, no município de Tabaporã - MT

Autores

  • Tiago dos Santos
  • Poliana Roma Greve Nodari
  • Joari Costa de Arruda
  • Nilo Leal Sander

Resumo

Objetivo: O presente trabalho visa analisar as campanhas contra a Poliomielite em 05 anos (2010 a 2014), realizada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, no município de Tabaporã, levando em consideração os dados da vacina Poliomielite, como também analisar estes resultados em relação aos resultados a nível Estadual e Federal, para assim propor um trabalho eficiente para alcançar o objetivo de imunizar 95% do referido público. A pesquisa bibliográfica trará subsídios para o conhecimento sobre o que foi pesquisado. Métodos: A pesquisa quantitativa caracteriza-se pelo emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta como no tratamento dos dados, e que tem como finalidade medir relações entre as variáveis. Com a elaboração do planejamento de ação e das parcerias firmadas com a vigilância em saúde, houve um grande progresso na questão da vacinação contra a Poliomielite no município de Tabaporã/MT. Conclusão: A vacinação contra a Poliomielite no município de Tabaporã está em constante evolução, entretanto ainda há muito trabalho a ser realizado para alcançar as metas estipuladas e almejadas pelo Ministério da Saúde.

 

Palavras-chave: Imunização, Poliomielite, Programas de Imunização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago dos Santos

Tiago dos Santos,(Bacharel em Administração pública)

Referências

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal;1988.

Muller NJS, Schrader FT. Em: Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS – Coletânea de Textos. Cuiabá; 2011.

Souza RR. Construindo o SUS: a lógica do financiamento e o processo de divisão de responsabilidades entre as esferas de governo [dissertação]. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social da UERJ; 2002.

Bricks LF. Poliomielite: situação epidemiológica e dificuldades na erradicação global. Pediatria (São Paulo) 1997;19:24-37.

Campos ALV, Nascimento DR, Maranhão E. A história da poliomielite no Brasil e seu controle por imunização. Hist. cienc. saude-Manguinhos. 2003;10(2):573-600.

Brasil, Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. Brasília: FUNASA;2002.

Ferreira JCV. Coisas de Mato Grosso. Disponível em <http://www.coisasdematogrosso.com.br/cidades/cidade.asp?id=29&cidade=Tabapora>. Cuiabá: Buriti, 2004.

IBGE. Atlas do censo demográfico 2010. Disponível em <http://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#atlas-do-censo-demografico-2010>. Brasil;2010.

IBGE. Cidades, Mato Grosso, Tabaporã. Disponível em <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=510794>. Cuiabá; 2015.

ZANELLA LCH. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: CAPES;2009.

Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde;2014.

Brasil, Ministério da Saúde. Sistema de Informação do PNI - Programa Nacional de Imunização. Disponível em <http://pni.datasus.gov.br/index.asp>. Brasil: Datasus; 2015.

Prefeitura de Tabaporã. Diário de Campo, Planejamento da vigilância epidemiológica do município de Tabaporã, para a campanha de vacinação. Tabaporã;2011.

Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Informe Técnico sobre Campanha contra Poliomielite. Brasília;2013.

IBGE. Cidades, Mato Grosso, Tabaporã, Infográficos. Disponível em Cuiabá;2015.

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Santos, T. dos, Nodari, P. R. G., Arruda, J. C. de, & Sander, N. L. (2017). Avaliação da campanha de vacinação contra a poliomielite nos anos de 2010 a 2014, no município de Tabaporã - MT. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(06). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/1599

Edição

Seção

Artigos