Ingressantes no curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Pública

Autores

  • Irenizia Marques Quinteiro de Almeida Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fabiana Aparecida da Silva Universidade do Estado de MAto Grosso

Resumo

RESUMO

Introdução: O presente artigo busca identificar o perfil sociodemográfico do estudante ingressante no curso de Medicina Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), bem como o motivo de escolha pelo curso. Metodologia: Aplicou-se um questionário aos alunos que ingressaram no curso de Medicina da UNEMAT a partir do semestre letivo 2015/1, perfazendo o total de cinco, das dez existentes turmas, e abrangendo um total de 141 estudantes. Resultados e Discussão: Dos ingressantes no período pesquisado, 76 (54%) são do sexo feminino e 65 (46%) do sexo masculino, revelando o aumento da inserção feminina no curso de Medicina e o futuro equilíbrio com o sexo masculino. A maioria dos alunos do curso de Medicina da instituição é jovem, com idade entre 18 a 23 anos. São advindos de 20 Estados da Federação, prevalecendo estudantes do estado de Mato Grosso, reflexo, provavelmente, da manutenção do ingresso por vestibular próprio no segundo semestre letivo. Mais da metade dos pesquisados estudaram em escolas particulares, tanto no ensino fundamental (52%) quanto no ensino médio (64%) e realizaram cursos preparatórios pré-vestibulares. A vocação pela profissão foi motivo de escolha pela Medicina de 78% dos alunos, optando pela UNEMAT devido à ausência de mensalidade e por não ser aprovado em outra instituição. Dentre os participantes da pesquisa, a infraestrutura não foi apontada como um dos principais motivos pela escolha do curso de Medicina do estabelecimento de ensino. Conclusão: O perfil do estudante que ingressa no curso de Medicina da UNEMAT é jovem, sendo a maioria do sexo feminino, que escolheu a Medicina por vocação a profissão, realizou mais de um vestibular, escolheu a UNEMAT pela ausência de mensalidade e não foi a sua primeira opção de instituição. Espera-se que esses dados possam contribuir com os gestores para elaboração de estratégias de mudanças e para a discussão e reflexão crítica acerca do ensino médico no Brasil.

Palavras-chaves: Educação Médica; Perfil sociodemográfico; Estudante de Medicina.

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Biografia do Autor

Irenizia Marques Quinteiro de Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso

Estudante do Curso de Medicina e Bolsista de Iniciação Científica em Pesquisa da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Fabiana Aparecida da Silva, Universidade do Estado de MAto Grosso

Profa. Dra. Fabiana Aparecida da Silva. Doutora em Ciências da Saúde – área de concentração Ensino na Saúde, pelo Programa Pró-ensino em Saúde. Possui especialização em Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde, pelo Instituto Regional FAIMER Brasil. Professora adjunta no curso de Medicina na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).  É líder do grupo de pesquisa Educação, Saúde e Sociedade e coordenadora do projeto de pesquisa "Avaliação do processo de implantação e mudanças curriculares em escolas médicas de Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso: percepções dos atores sociais".

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Publicado

2017-12-08

Como Citar

Quinteiro de Almeida, I. M., & da Silva, F. A. (2017). Ingressantes no curso de Medicina de uma Instituição de Ensino Superior Pública. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(08). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/2162

Edição

Seção

Artigos