Educação permanente em saúde: formas de imaginar as tecnologias leves em saúde a partir do aprendizado por associação
Resumo
Essa pesquisa aborda o cotidiano do trabalho, tendo como ponto de partida o percurso do projeto Educação Permanente em Saúde em Movimento (EPS em Movimento), iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Educasaúde), que mobilizou pessoas para implementar ações da Educação Permanente em Saúde (EPS) em todo o território nacional e as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação Permanente em Saúde (NEPEPS) entre 2014 a 2015. Esse relato de experiência vem destacando como foi experimentar as novas formas de fazer e aprender em saúde a partir das tecnologias leves em saúde. O objetivo do projeto vinculado a ela foi desenvolver práticas em saúde que se destacasse as tecnologias leves como forma de aprendizado por associação a partir das inventividades dos cotidianos, valorizando experiências não prescritas e materializadas sob as formas e regras definidas nos manuais técnicos. A ‘experiência e experimentação’, que tem como pressuposto teórico-metodológico a EPS é resultante do processo de ação-reflexão-ação, ou seja, do aprender a aprender em saúde, tendo como espaço de práticas o cotidiano do trabalho. Entretanto, não desconsidera a aprendizagem formal e suas formas de fazer (conteúdo e sala de aula), mas, reitera que o diálogo com os sujeitos dos implicados em saúde, assume relação intrínseca, e, por isso, importante, entre o processo de formação atemporal junto ao território. Nesse processo de aproximação entre os sujeitos da realidade do trabalho, da comunidade e da gestão, possibilita trocas do capital intelectual - humano capaz de (re) inventar a aprendizagem, de forma a intervir nas necessidades de saúde.
Palavras-chave: Educação Continuada. Educação em Saúde. Aprendizado por Associação. Capacitação em Serviço.
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