Educação permanente em saúde: formas de imaginar as tecnologias leves em saúde a partir do aprendizado por associação

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Resumo

Essa pesquisa aborda o cotidiano do trabalho, tendo como ponto de partida o percurso do projeto Educação Permanente em Saúde em Movimento (EPS em Movimento), iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS - Educasaúde), que mobilizou pessoas para implementar ações da Educação Permanente em Saúde (EPS) em todo o território nacional e as atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação Permanente em Saúde (NEPEPS) entre 2014 a 2015. Esse relato de experiência vem destacando como foi experimentar as novas formas de fazer e aprender em saúde a partir das tecnologias leves em saúde. O objetivo do projeto vinculado a ela foi desenvolver práticas em saúde que se destacasse as tecnologias leves como forma de aprendizado por associação a partir das inventividades dos cotidianos, valorizando experiências não prescritas e materializadas sob as formas e regras definidas nos manuais técnicos. A ‘experiência e experimentação’, que tem como pressuposto teórico-metodológico a EPS é resultante do processo de ação-reflexão-ação, ou seja, do aprender a aprender em saúde, tendo como espaço de práticas o cotidiano do trabalho. Entretanto, não desconsidera a aprendizagem formal e suas formas de fazer (conteúdo e sala de aula), mas, reitera que o diálogo com os sujeitos dos implicados em saúde, assume relação intrínseca, e, por isso, importante, entre o processo de formação atemporal junto ao território. Nesse processo de aproximação entre os sujeitos da realidade do trabalho, da comunidade e da gestão, possibilita trocas do capital intelectual - humano capaz de (re) inventar a aprendizagem, de forma a intervir nas necessidades de saúde.

 Palavras-chave: Educação Continuada. Educação em Saúde. Aprendizado por Associação. Capacitação em Serviço.

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Biografia do Autor

  • Weslen Santana Padilha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidade Federal de Mato Grosso
    Mestrado em Saúde Coletiva (Em andamento) - Linha de pesquisa: Diversidade Sócio - Cultura, Ambiente e Trabalho - Saúde nas prisões; Especialista em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014-2015); Graduado em Bacharel de Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013/2) - com habilitação Generalista; Graduado em Bacharel em Biomedicina pela Faculdade de Cuiabá (2014/1) com habilitação nas áreas de Análises Clínicas e Imagenologia; Membro do grupo de pesquisa da UFMT; Tutor (distância [moodle] e presencial) de nível técnico e Docente das disciplinas: Políticas Públicas de Saúde, Ética Profissional, Anatomia e Fisiologia, Farmacologia, Nutrição e Dietética, Urgência e Emergência, Saúde Mental, Epidemiologia dos Serviços Públicos de Saúde, Materno Infantil, Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. Equipe Técnica (Gestor de Saúde) da Secretária Municipal de Saúde de Várzea Grande.
  • Fagner Luiz Lemes Rojas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Universidade Federal de Mato Grosso
    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006). Mestre em Educação - UFMT (2015/1). Doutoramento pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFMT (2015/2). Especialista em: Saúde da Família; Gestão Hospitalar e Auditoria em Saúde; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde; Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde. Foi pesquisador no Instituto de Educação, grupo de pesquisa História da Educação e Memória (GEM), linha: Cultura, memória e teorias em Educação; Instituto de Saúde Coletiva, linha: Políticas e Gestão em Saúde. Atuou como pesquisador no projeto: Avaliação e Implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) em Mato Grosso, com financiamento CNPQ e OMS/OPAS/MS-SGTES. Atualmente tem pesquisa financiada pela OPAS/OMS/SGTES-MS, intitulada: Práticas Inovadoras da Educação Permanente em Saúde em Mato Grosso. Possui experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública-Coletiva, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Atuou como docente no curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Curso de licenciatura em Ciências Biológicas (UAB-UNEMAT); Coordenador Técnico Pedagógico da Saúde no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MT).

Referências

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Publicado

2017-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação permanente em saúde: formas de imaginar as tecnologias leves em saúde a partir do aprendizado por associação. (2017). Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(08). https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/2217