Relato de experiência: reflexões sobre a importância da interdisciplinaridade: ambiente e saúde humana - um diálogo necessário

Autores

  • Nayara Ferreira UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO
  • Alydaiane Sales Jorge Cunha Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT
  • Liliane Trivellato Grassi
  • Luana Vieira Coelho Ferreira Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT
  • Debora Pereira dos Santos Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Natasha Rayane De Oliveira Lima Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT
  • Amanda Dos Santos Bernardes Pinheiro Universidade do Estado do Mato Grosso

Resumo

Introdução: A complexidade do processo saúde doença e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar têm sido debatidas por diversos autores, visto que a saúde humana tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros o meio ambiente, englobando assim uma série de condições que devem estar apropriadas para o bem estar completo do ser humano. Objetivo: O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de profissionais da área da saúde na vivência da interdisciplinaridade no processo de formação em um programa de pós-graduação nível stricto sensu em ciências ambientais bem como salientar sobre a importância do dialogo interdisciplinar. Métodos: A produção deste artigo se deu a partir das reflexões acerca das experiências cotidianas vivenciadas por um grupo de profissionais da área da saúde (enfermagem) ao longo de 12 meses como participantes discentes nas disciplinas que inter-relacionam os eixos temáticos ambientes e saúde em um programa de pós-graduação nível stricto sensu em ciências ambientais da universidade do Estado do Mato Grosso. Resultados e discussão: A partir da vivência nas disciplinas interdisciplinares do programa de pós-graduação em ciências ambientais o grupo de discentes pode observar a constante discussão no sentido de ultrapassar a mera compreensão da saúde entendida apenas como ausência de doenças, mas sim com toda a percepção dos aspectos ambientais que estão envolvidos direta ou indiretamente com a saúde humana. Considerações finais: Ao passo em que se ressalta a complexidade dos eventos ambientais e saúde humana se torna necessário o diálogo entre ciência, gestores e sociedade, para isso, avanços interdisciplinares na forma de diálogo entre saberes acadêmicos e sociedade podem fazer com que os mais distintos atores sociais, inclusive na qualidade de sujeitos dos riscos, possam se apropriar de elementos dos problemas socioambientais, incluindo a saúde humana.

 

Palavras-chave: Interdisciplinar. Saúde ambiental. Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Ferreira, UNIVERSIDADE DO ESTADO MATO GROSSO

Enfermeira. Mestranda em ciências Ambientais-UNEMAT. Professora da Universidade do estado do Matogrosso

Alydaiane Sales Jorge Cunha, Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT

Enfermeira. Mestranda em ciências Ambientais-UNEMAT

Liliane Trivellato Grassi

Bioquímica. Mestra em Ciências Farmacêutica pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Luana Vieira Coelho Ferreira, Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde pela Faculdade das Águas Emendadas. Professora efetiva da universidade do estado do mato grosso.

Debora Pereira dos Santos, Universidade do Estado do Mato Grosso

Enfermeira. Mestranda em ciências Ambientais-UNEMAT

Natasha Rayane De Oliveira Lima, Universidade do Estado do Mato Grosso UNEMAT

Enfermeira. Mestranda em ciências Ambientais-UNEMAT

Amanda Dos Santos Bernardes Pinheiro, Universidade do Estado do Mato Grosso

Enfermeira. Mestranda em ciências Ambientais-UNEMAT

Referências

Pires D. Reestruturação produtiva e trabalho em saúde. 2. ed. São Paulo: Annablume. 2008.

Garcia MAA. Interdisciplinaridade e integralidade no ensino em saúde. Rev Cienc Med. 2006; 15(6): 473-85.

Scherer MDA, Pires D, Schwartz Y. Trabalho coletivo: um desafio para a gestão em saúde. Rev Saúde Publica. 2009; 43(4): 721-725.

Nunes ED. A questão da interdisciplinaridade no estudo da saúde coletiva e o papel das ciências sociais. In: Canesqui AM, organizadora. Dilemas e desafios das ciências sociais na saúde coletiva. São Paulo, Rio de Janeiro: Hucitec, Abrasco. 1995.

Minayo Gomes C, Thedim-Costa SMF. A construção do campo da saúde do trabalhador: percursos e dilemas. Cad Saúde Publica. 1997; 13(2): 21-32.

Mariot CA. Programa de saúde da família: o discurso educativo das equipes na promoção de saúde ambiental. [Dissertação] Curitiba: UFPR. 2007.

Seixas SRC, Hoeffel JLM, Renk M, Vieira SA, Mello LF, Vianna PVC. Mudanças ambientais globais, vulnerabilidade e risco: impactos na subjetividade em Caraguatatuba, litoral norte paulista. Revista VITAS – Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade. 2011; (1); 1-28.

Figueiras VL. Percepção de profissionais da ENF/FIOCRUZ sobre mudanças ambientais globais. [Dissertação] Rio de Janeiro: ENSP. 2009.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado; 1988

Confalonieri UEC, Chame M, Najar A, Chaves SAM, Krug T, Nobre C, Miguez JDG, Cortesão J, Hacon S. Mudanças globais e desenvolvimento: importância para a saúde. Informe Epidemiológico do SUS. 2002; 11(3): 139-154.

Quandt FL, Hackbarth B B, Kovaleski DF, Moretti-Pires, RO. Saúde Ambiental e atenção à saúde: construção e ressignificação de referências. Caderno de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2014, 22(2): 150-7.

Organização Mundial de Saúde (OMS). Mudança climática e saúde humana: riscos e respostas: Sumário Revisado. 2008.

RAMOS RR. Saúde ambiental: uma proposta interdisciplinar. Hygeia, issn: 1980-1726 revista brasileira de geografia médica e da saúde. 2013; 9(16): 67 - 73.

Organização Mundial de Saúde (OMS). Mudança Climática e Saúde: Um Perfil do Brasil. Brasília. 2009.

Silva DX, Barcellos C, Bacuri Vulnerabilidade e efeitos das mudanças climáticas na saúde pública em Manaus. Manaus: Fiocruz. 2010.

Wals A. Social learning: towards a sustainable world. Wageningen: Wageningen Academic Publishers. 2007.

Publicado

2018-12-04

Como Citar

Ferreira, N., Cunha, A. S. J., Grassi, L. T., Ferreira, L. V. C., Santos, D. P. dos, Lima, N. R. D. O., & Pinheiro, A. D. S. B. (2018). Relato de experiência: reflexões sobre a importância da interdisciplinaridade: ambiente e saúde humana - um diálogo necessário. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(10). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/2859

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)