Proposta de tratamento fisioterapêutico para melhoria da incontinência urinária de esforço pós- trauma: relato de caso

Autores

  • Ayla Rodrigues Pereira
  • Mayra Aparecida Côrtes
  • Flávio César Vieira Valentim
  • Andreza Martinez Pozza
  • Lorena Priscila O. Rocha

Resumo

A incontinência urinária de esforço é o tipo mais comum de perda involuntária de urina na mulher e a fisioterapia ginecológica atua no tratamento da mesma na perspectiva de aprimorar a musculatura perineal que se encontra enfraquecida, o que pode resultar na perda de urina. Por tanto, este estudo objetivou relatar a atuação da fisioterapia ginecológica na melhora da incontinência urinária. Trata-se especificamente de um estudo qualitativo, do tipo relato de caso, realizado entre os meses de junho a agosto de 2013 tendo como finalidade relatar a conduta fisioterapêutica para o tratamento da incontinência urinária de esforço pós- trauma decorrente de um acidente automobilístico no ano de 2011. Para isso foi realizado um relato de caso onde a paciente E.V.M.S., idade cronológica de 13 anos que apresentou diagnóstico clínico de incontinência urinária de esforço com alterações visíveis na força da musculatura do assoalho pélvico, avaliados por meio da Escala de Oxford e Stop Teste. Após a realização de 30 sessões de fisioterapia com conduta específica, observou-se uma melhora na força muscular e resistência do assoalho pélvico. Portanto, os resultados obtidos neste estudo reforçam a ideia de que a força de contração da musculatura pélvica aumenta expressivamente com o tratamento fisioterapêutico. Logo, pode-se concluir que a fisioterapia voltada para a reabilitação das disfunções do assoalho pélvico provenientes da incontinência urinária de esforço, apresenta melhora significativa nas condições clínicas da paciente, interferindo na esfera biopsicossocial desta, mesmo quando o tratamento é iniciado de forma tardia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fozzatti MCM, Palma P, Herrmann V, Dambros M. Impacto da reeducação postural global no tratamento da incontinência urinária de esforço feminina. Rev Assoc Med Bras 2008; 54(1): 17-22.

Higa R, Lopes MHBM, Reis MJ. Fatores de risco para incontinência urinária na mulher. Rev Esc Enf Usp 2008; 42(1): 187-92.

Lima SVS. Fisioterapia: A Relevância no Tratamento da Incontinência Urinária. Rev Ele Nov Enf 2010; 10(10): 144–60.

Herrmann V, Potrick BA, Palma PCR, Zanettini CL, Marques A, Júnior NRN. Eletroestimulação transvaginal do assoalho pélvico no tratamento da incontinência urinária de esforço: avaliações clínica e ultrassonográfica. Rev Assoc Med Bras 2003; 49(4): 401-5.

Gomes PRL, Souza AM, Vieira CI, Pastre CM, Carmo EM. Efeito da cinesioterapia e eletroestimulação transvaginal na incontinência urinária feminina: estudo de caso. Arq Ciênc Saúde 2009 abr-jun; 16(2): 83-8.

Oliveira JR, Garcia RR. Cinesioterapia no tratamento da incontinência urinária em mulheres idosas. Rev Bras Ger Gero 2011; 14(2): 343-51.

Sanches PRS. Avaliação de técnicas conservadoras para tratamento da incontinência urinária feminina empregando instrumentação para monitorização domiciliar. Tese [Doutorado em Ciências] - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2008.

Botelho F, Silva C, Cruz F. Incontinência urinária feminina. Acta urol 2007; 24(1): 79-82.

Sousa JG, Ferreira VR, Oliveira RJ, Cestari CE. Avaliação da força muscular do assoalho pélvico em idosas com incontinência urinária. Fisioter Mov 2011 jan-mar;24(1):39-46.

Carvalho MF, Holanda PJ. Atuação fisioterapêutica na incontinência urinária em mulheres na terceira idade. Monografia [Graduação em Fisioterapia] - Universidade da Amazônia; 2008.

Félix IL. Avaliação da qualidade de vida de mulheres portadoras de incontinência urinária de esforço. Dissertação [Mestrado] – Unifor; 2005.

Matos S, Coutinho AN, Rosa G, Neves J. Traumatismos do aparelho urinário. Acta Med Port 1999;12: 49-56.

Santos PFD, Oliveira E, Zanetti MDR, Arruda RM, Sartori MGF, Girão MJBC, et al. Eletroestimulação funcional do assoalho pélvico versus terapia com os cones vaginais para o tratamento de incontinência urinária de esforço. Rev Bras Gin Obst 2009;31(9):447-52.

Berbam LW. Exercícios de Kegel e ginástica hipopressiva como estratégia de atendimento domiciliar no tratamento da incontinência urinária feminina: relato de caso. Monografia [Graduação em Fisioterapia] – Unijuí; 2011.

Dreher DZ, Berlezi EM, Strassburger SZ, Ammar MZE. O fortalecimento do assoalho pélvico com cones vaginais: programa de atendimento domiciliar. Scie Med 2009 jan-mar;19(1): 43-9.

Costa TF, Resende APM, Seleme DS, Stupp l, Castro RA, Berghmans B, et al. Ginástica hipopressiva como recurso proprioceptivo para os músculos do assoalho pélvico de mulheres incontinentes. Fisio Bra 2011 set-out;12(5).

Ramos AL, Oliveira AAC. Incontinência urinária em mulheres no climatério: efeitos dos exercícios de Kegel. Rev Hór 2010; 4(2).

Palma PCR. Urofisioterapia: aplicações clínicas das técnicas fisioterapêuticas nas disfunções miccionais e do assoalho pélvico. 1. ed. São Paulo: Personal link comunicações; 2009.

Moreno AL. Fisioterapia em uroginecologia. 2. ed. São Paulo: Manole; 2009.

Oliveira KAC, Rodrigues ABC, Paula AB. Técnicas fisioterapêuticas no tratamento e prevenção da incontinência urinária de esforço na mulher. Rev Ele f@pciência 2007; 1(1):31-40.

Publicado

2015-02-16

Como Citar

Pereira, A. R., Côrtes, M. A., Valentim, F. C. V., Pozza, A. M., & Rocha, L. P. O. (2015). Proposta de tratamento fisioterapêutico para melhoria da incontinência urinária de esforço pós- trauma: relato de caso. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(02). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/353

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)