Tratamento domiciliar de feridas crônicas: relato de experiência da extensão na prática do cuidar

Autores

  • Aline Cristina Araújo Alcântara Rocha
  • Fabiane Aparecida de Sales Carneiro
  • Márcia Scaff de Souza

Resumo

Prestar um excelente cuidado a clientes portadores de feridas é um desafio enfrentado por toda equipe multiprofissional de saúde, mas sem dúvida alguma demanda maior impacto na prática diária da enfermagem. O objetivo do estudo foi relatar a experiência da equipe do Projeto de Extensão do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Cáceres-MT, intitulado “Assistência de Enfermagem aos portadores de Feridas atendidos no ambulatório de feridas do município de Cáceres-MT”. As atividades desenvolvidas compreendem assistência de enfermagem no atendimento domiciliar aos portadores de feridas crônicas. No desenvolvimento das atividades no cuidado domiciliar foi possível identificar todo o entorno que envolve o cliente, facilitando encontrar estratégias que favoreçam ao tratamento e posterior recuperação, promoção e proteção da saúde do cliente e sua família, além de, proporcionar as alunas bolsistas relacionar a teoria com a prática, vivenciar a situação problema na realidade do município, identificar o papel do enfermeiro enquanto profissional da saúde responsável e capaz de cuidar do cliente no seu domicílio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cunha NA. Sistematização da Assistência de Enfermagem no Tratamento de Feridas Crônicas [projeto na Internet]. Olinda: ABEn/PE; 2006 [acesso em 16 jun 2013]. Disponível em: http://www.abenpe.com.br/diversos/sae_tfc.pdf.

Brito KKG, Sousa MJ, Sousa ATO, et al. Feridas Crônicas: Abordagem da Enfermagem na Produção Científica da Pós-graduação. Rev Enferm 2013 fev;7(2):414-21.

Silva RCL, Figueredo NMA, Meireles IB. Feridas: fundamentos e atualizações em enfermagem. São Paulo: Yendis; 2007.

Paz AA, Santos BRL. Programas de cuidado de enfermagem domiciliar. Rev Bras Enferm [serial on the Internet]. Brasília; 2003 Oct; 56(5):538-541 [acesso em 16 jun 2013]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000500014.

Dantas DV, Torres GV, Dantas RAN. Assistência aos portadores de feridas: caracterização dos protocolos existentes no Brasil. Cienc Cuid Saude 2011 abr-jun;10(2):366-372.

Salomé GM, Espósito VHC. Vivências de Acadêmicos de Enfermagem durante os cuidados prestado às pessoas com feridas. Rev Bras Enferm 2008 nov-dez; 61(66):822-77.

Publicado

2015-02-16

Como Citar

Rocha, A. C. A. A., Carneiro, F. A. de S., & Souza, M. S. de. (2015). Tratamento domiciliar de feridas crônicas: relato de experiência da extensão na prática do cuidar. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(02). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/354

Edição

Seção

Artigos