Evidências da efetividade da aprendizagem baseada em problemas na educação médica: uma revisão de literatura

Autores

  • Andressa Pereira Ronn
  • Daniela Sarita S. de Medeiros
  • Waneska Pinto Mota
  • Vivian Cristiane Hartmann Porto
  • Marcio Garcia Barroso UNEMAT

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas surgiu em 1969 na Escola de Medicina MacMaster, no Canadá. A nova filosofia de ensino envolvia o aprendizado auto direcionado e grupos tutoriais. As Diretrizes Nacionais Curriculares (2014) preconizam a utilização de metodologias ativas no Projeto Pedagógico dos cursos de Medicina, de forma a privilegiar a participação ativa do aluno na construção do conhecimento. Sendo assim, o método ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) se baseando em soluções de problemas, está em consonância com as Diretrizes, uma vez que o elemento central é representado pelo aluno. Observando este contexto, a ABP sugere ser um método mais vantajoso em relação ao modelo tradicional de ensino.Esse estudo tem por objetivo apresentar evidências sobre a efetividade do método ABP sob a percepção dos estudantes e docentes, exclusivamente nos cursos de medicina. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada de agosto de 2008 a agosto de 2018. As buscas dos artigos foram feitas nas bases de dados LILACS, MEDLINE, e também nas bibliotecas ScieELO e Scholar Google, com os termos: Aprendizagem Baseada em Problemas, Ensino, Medicina, bem como seus correspondentes em inglês. Diante das evidências encontradas, a ABP se mostra como um método efetivo nos cursos Medicina. Contudo, nas atividades do internato os acadêmicos possuem certa dificuldade em continuar o processo de aprendizagem ativo fundamentado na ABP, abrindo caminhos para novos estudos sobre a análise deste fato. Alguns pontos de dificuldade precisam adequar-se para aprimorar ainda mais este método de ensino, como a inclusão de quadros clínicos nos problemas do ciclo básico, maior capacitação do corpo docente para trabalhar com ABP e maior tempo de estudo individual. 

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Biografia do Autor

Marcio Garcia Barroso, UNEMAT

Prof. Dr. do Curso de Medicina UNEMAT

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Publicado

2019-11-04

Como Citar

Pereira Ronn, A., S. de Medeiros, D. S., Pinto Mota, W., Hartmann Porto, V. C., & Barroso, M. G. (2019). Evidências da efetividade da aprendizagem baseada em problemas na educação médica: uma revisão de literatura. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(11). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/3607

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