METODOLOGIA PBL: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Adozina Marques de Souza Neta
  • Danilo Bastos Bispo Ferreira
  • Deborah Pimentel
  • Nancy Miyo Mitsumor
  • Íkaro Daniel de Carvalho Barreto
  • Leda Maria Delmondes Freitas Trindade UNIVERSIDADE TIRADENTES https://orcid.org/0000-0003-4300-4274

Resumo

Escolher o curso médico mobiliza no indivíduo diversos fatores motivacionais, além de buscar o atendimento às suas expectativas ao longo da graduação. Objetivos: identificar as motivações de alunos para a escolha do curso e os fatores motivacionais para sua permanência na graduação, analisar as expectativas e avaliar o grau de satisfação em relação às etapas cursadas. Método: estudo prospectivo realizado de 2013 a 2018, com 219 estudantes que estavam matriculados em 2013, no curso médico de uma universidade brasileira. Utilizaram-se questionários semiestruturados. Aplicada análise bivariada e frequência; Teste Qui-Quadrado de Pearson e análise de conteúdo categorial. Nível de significância 0,05. Resultados: entre os respondentes 62,8% eram mulheres e 37,2%, homens. Obtiveram-se 1.093 respostas sobre motivação e 1.092 sobre expectativas. Sentiam-se motivados 93,5% respondentes e 76,5% afirmaram ter as expectativas atingidas. Fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos foram reforçados durante a formação médica. Autorrealização, transcendência, afinidade, valores cognitivos e segurança foram motivações reafirmadas durante a trajetória acadêmica. Motivações intrínsecas, tais como realização e conhecimento, foram mais prevalentes na quinta,

 

sétima, décima primeira e décima segunda etapas, enquanto segurança foi o fator extrínseco mais prevalente entre os grupos. As expectativas foram relacionadas quanto à organização do
curso, às condições pessoais do aluno e ao modelo pedagógico de ensino e aprendizagem. Insegurança e dúvidas, quanto ao conhecimento médico, foram citadas nas primeiras etapas do curso. Quanto às etapas/períodos anteriores, os alunos avaliaram como: excelente 15,4%, bom 68,3%, regular 15,7% e 0,6% ruim.  Conclusões: na escolha do curso médico, motivações intrínsecas e extrínsecas não se revelaram diferentes por se tratar de uma metodologia de ensino não tradicional, embora pontos críticos fossem apontados ao longo da graduação. Os alunos se mantiveram motivados à medida que suas expectativas eram atendidas e as experiências práticas possibilitaram maior confiança e credibilidade na metodologia.

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Biografia do Autor

Leda Maria Delmondes Freitas Trindade, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Médica Gastroenterologista, Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Tiradentes

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Marques de Souza Neta, A., Bastos Bispo Ferreira, D., Pimentel, D., Miyo Mitsumor, N., Daniel de Carvalho Barreto, Íkaro, & Trindade, L. M. D. F. (2021). METODOLOGIA PBL: MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(14). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/4975

Edição

Seção

Artigos