SIMPÓSIO NACIONAL DE FONOAUDIOLOGIA ONLINE SOBRE OPORTUNIDADES APÓS A GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19
Resumo
Apresentar um relato de experiência de um simpósio online durante a pandemia COVID-19 sobre as oportunidades profissionais após a graduação de Fonoaudiologia, a fim de cessar as dúvidas frequentes acerca da receptividade do mercado atual. Realizado por 12 organizadores e 26 palestrantes que planejaram a elaboração de um simpósio, contendo informações sobre diferentes perspectivas após a conclusão da faculdade. A elaboração do Simpósio seguiu as etapas de planejamento com sete reuniões, elaboração de roteiro e divulgação em redes sociais. Abordando os seguintes temas: mestrado, residência, empreendedorismo, área hospitalar e concursos. Os temas em ordem de apresentação cronológica foram: empreendedorismo, residência, mestrado, área hospitalar e concurso público. Em cada uma das perspectivas, os palestrantes tiveram como preocupação listar pontos positivos e negativos das suas respectivas escolhas, sanando as principais dúvidas dos ouvintes. As colocações dos palestrantes graduados em sete instituições diferentes, puderam esclarecer dúvidas frequentes sobre as oportunidades após a graduação em Fonoaudiologia, estimulando os graduandos a se prepararem antecipadamente. Por isso, o projeto trouxe resultados positivos e sugere-se que novos eventos desta proporção seja realizado a fim de democratizar o conhecimento sobre este tema.
Downloads
Referências
Freitas ARR, Napimoga M, Donalisio MR. Assessing the severity of Covid-19. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 29(2):e2020119, 2020. doi: 10.5123/S1679-49742020000200008.
Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença.Disponível em: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46435-brasil-confirma primeiro-caso-de-novo-coronavirus (Acesso em 29 de junho de 2020).
Coronavírus Brasil. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ (Acesso em 30 de junho de 2020).
Vieira CM, Franco OH, Restrepo CG, Abel T. COVID-19: The forgotten priorities of the pandemic. April 14, 2020. https://doi.org/10.1016/j.maturitas.2020.04.004 .
Yu Y, Yongjuan Y, Bin L. Effects of mindfulness and meaning in life on psychological distress in Chinese university students during the COVID-19 epidemic: A chained mediation model. Asian Journal of Psychiatry 53 (2020) 102211.
Odriozola-Gonzáleza P, Planchuelo-Gómezb A, Irurtiaa MJ, Luis-Garcíab R. Psychological effects of the COVID-19 outbreak and lockdown among students and workers of a Spanish university. Psychiatry Research 290 (2020) 113108.
Morin CM, Carrier J, The acute effects of the COVID-19 pandemic on insomnia and psychological symptoms, Sleep Medicine, https://doi.org/10.1016/j.sleep.2020.06.005.
Lacerda AL, Weber C, Porto MP, Silva RA. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ABC: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun.,2008.
Seno, Marília Piazzi; Capellini, Simone Aparecida. Brazilian Congress on Speech, Language and Hearing Sciences: history, organization and scientific production. Rev. CEFAC ; 21(1): e1318, 2019.
Rosen J. Sustainability: A greener culture. Nature. 2017; 546: 565-7.
Sohn E. The future of the scientific conference. Nature. 2018 Dec;564(7736):S80-S82. doi: 10.1038/d41586-018-07779-y.
Zierath JR. Building Bridges through Scientific Conferences.Cell. 2016 Nov 17;167(5):1155-1158. doi: 10.1016/j.cell.2016.11.006.
Sciortino F. Why organizing a scientific conference can produce huge benefits. Nature. 2018 Jul;559(7714):431. doi: 10.1038/d41586-018-05714-9.
Hamant O, Saunders T, Viasnoff V. Seven steps to make travel to scientific conferences more sustainable. Nature. 2019 Sep;573(7774):451-452. doi: 10.1038/d41586-019-02747-6.
Cevik M, Ong DSY, Mackenzie G. How scientists and physicians use Twitter during a medical congress. Clin Microbiol Infect. 2019 Dec;25(12):1561.e7-1561.e12