RELATO DE UMA INTERVENÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DOCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT

Autores

  • Guilherme Nascimento Bezerra UNEMAT
  • Alice de Castro Algayer
  • Ana Luiza Spiassi Sampaio
  • Mariana Martins Mendonça
  • Fabiana Aparecida da Silva

Palavras-chave:

Depressão, Educação em saúde, Saúde do trabalhador

Resumo

A Organização Mundial da Saúde define saúde mental não apenas como a ausência de uma patologia, mas como a integralidade do bem-estar individual. Estudos apontam a docência como uma profissão com grande prevalência de transtornos mentais, além de estar inserida em um ambiente de trabalho suscetível ao adoecimento e afastamento do profissional. Nesse sentido, foi realizada uma ação de intervenção com docentes da educação básica de uma escola municipal em Cáceres/MT. A ação foi conduzida por alunos de Medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) seguindo todos os preceitos éticos conforme Parecer nº 1.082.083 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Para triagem do grupo aplicou-se o formulário embasado no “Goldberg Depression Inventory”, de Ivan Goldberg. Os resultados apontaram que 73,7% docentes apresentam algum traço de quadro depressivo. Posteriormente, realizou-se atividades no formato de palestras, rodas de conversas e dinâmicas. Propõe-se a institucionalização de ações que abordem o assunto aos docentes de uma forma longitudinal buscando a prevenção de transtornos a muito tempo normalizados na classe trabalhadora.

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Publicado

2022-07-26

Como Citar

Nascimento Bezerra, G., de Castro Algayer, A., Spiassi Sampaio, A. L., Martins Mendonça, M., & Aparecida da Silva, F. . (2022). RELATO DE UMA INTERVENÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DOCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES-MT. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 16(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/6399

Edição

Seção

Artigos