Cartografia em saúde: mapeando as experiências, desafios e possibilidades no cotidiano do trabalho

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Resumo

Objetivo: relatar a experiência vivenciada no projeto Formação integrada multiprofissional em educação permanente em saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Educasaúde.  Nesse percurso, motivou-se a construção de experiências construídas na plataforma virtual do Observatório de tecnologia informação e comunicação em sistemas e serviço de saúde (Otics). Métodos: ancorou-se na proposta da cartografia em saúde, referenciada por Guilles Deleuze e Félix Guatarri. As constituições das experiências deram-se pelas vivências durante o processo de trabalho da área técnica da Secretaria do Estado de Saúde que trata das políticas à Pessoa Idosa. Resultados: as interseções ocorreram nas reuniões nos 15 Escritórios Regionais de Saúde (ERS), entre 2013 a 2015 nas unidades descentralizadas, em que, envolveu a participação de profissionais que atuam diretamente com a população idosa, sociedade civil organizada, órgãos de defesas e entre outros segmentos. A abordagem narrativa das experiências foi disparada em forma de Roda de Conversa durante os encontros nas regionais de saúde. O processo ocorrido nas regionais foi materializado em experiências (escrita narrativa) no diário cartográfico (eletrônico). Discussão: a apropriação sobre a Educação Permanente em Saúde foi fundamental no processo de trabalho da área técnica de saúde da pessoa idosa, pois propiciou mudanças nas concepções da ideia da educação em saúde, culminando no desenvolvimento das ações educativo-pedagógicas geradas no ambiente de trabalho. Isso certamente influenciou mudanças no processo de trabalho, gestão do trabalho em saúde e na realidade local. Conclusão: o acompanhamento das atividades pela cartografia e as reflexões a partir das narrativas em saúde possibilitou promover a sensibilização dos profissionais quanto à necessidade do atendimento da pessoa idosa na perspectiva de acolhimento integral e articulação multiprofissional, despertando com isso, o processo de cogestão do trabalho em saúde, em que, a aprendizagem-trabalho-significativa gerou potências da educação autonômica a partir do cotidiano do trabalho em saúde.

 Palavras-chave: Mapeamento Geográfico. Educação Continuada. Gerenciamento da Prática Profissional. Assistência à Saúde do Idoso.

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Biografia do Autor

Ana Maura Pereira da Silva, Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso

Fisioterapeuta, especialista em Geriatria e Gerontologia pela Faculdade de Medicina de Itajubá-MG, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Fagner Luiz Lemes Rojas, UNEMAT/UFMT

Relato de Experiência (Reflexivo) sobre as repercussões da Educação Permanente em Saúde (EPS) na gestão do trabalho em saúde, município de Cuiabá.

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Publicado

2016-08-07

Como Citar

Pereira da Silva, A. M., & Lemes Rojas, F. L. (2016). Cartografia em saúde: mapeando as experiências, desafios e possibilidades no cotidiano do trabalho. Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(05). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/927

Edição

Seção

Artigos