Bioética e Medicina: a bioética na relação médico-paciente e sociedade
Abstract
Objetiva promover ensaio reflexivo que visa reunir conceitos da bioética e da relação existente entre o médico e o paciente no seu contexto social. Promove uma análise do ambiente de turbulência em que as bases científicas e médicas vêm sendo redefinidas. Neste contexto, a saúde, como conceituada pela Organização Mundial de Saúde e pela Constituição Brasileira de 1988 é sustentada muito além das questões epidemiológicas, partindo para princípios bioéticos e tratamento preceituado pelo médico diante das primícias de boa conduta. Inconteste é a importância por apresentar questões sobre o Estado, a normatização na saúde e os desafios inerentes aos participantes envolvidos. Conclui que os princípios bioéticos são balizadores da vivência médica, influenciando as perspectivas da sociedade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os autores que publicam na Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina permanecem como detentores dos direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite o uso, o compartilhamento, a reprodução, a adaptação e a redistribuição do conteúdo em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito aos autores e à publicação original nesta revista.
- Os autores podem firmar acordos adicionais de forma independente para a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo, incluindo sua disponibilização em repositórios institucionais, bases de dados científicas ou como parte de obras acadêmicas, desde que seja indicada a publicação original na Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina.
- Os autores também são encorajados a disponibilizar seus trabalhos em ambientes digitais, antes ou durante o processo editorial, como forma de ampliar a visibilidade, o impacto acadêmico e a circulação do conhecimento científico.