Dengue clássica e febre hemorrágica da dengue: etiologia, fisiologia, epidemiologia e fatores de risco
Abstract
A dengue é a mais importante doença viral do mundo transmitida por artrópode. Tornou-se um problema de saúde pública com grande impacto epidemiológico e por isso requer acompanhamento e análises constantes. Deste modo, este estudo traz um mapeamento sistemático com base em artigos publicados sobre dengue e febre hemorrágica da dengue (FHD) em bibliotecas eletrônicas como Scientific Electronic Library Online (Scielo) e National Center for Biotechnology Information (NCBI). Como contribuição, apresenta uma síntese de epidemiologia, fisiologia, diagnóstico, fatores de risco e métodos de prevenção da doença transmitida pelo Aedes aegypti correlacionando trabalhos nacionais e internacionais. Aborda questões recentes, como virulência de diferentes genótipos dos sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, infecções primárias por FHD e situação da doença no Brasil no século 21. As informações analisadas revelam o risco do aumento do número de crianças infectadas no país, os entraves para a fabricação de uma vacina eficaz e segura, e as dificuldades enfrentadas pelas autoridades em saúde para combater a doença.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
- Os autores que publicam na Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina permanecem como detentores dos direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite o uso, o compartilhamento, a reprodução, a adaptação e a redistribuição do conteúdo em qualquer meio ou formato, inclusive para fins comerciais, desde que seja atribuído o devido crédito aos autores e à publicação original nesta revista.
- Os autores podem firmar acordos adicionais de forma independente para a divulgação não exclusiva da versão publicada do artigo, incluindo sua disponibilização em repositórios institucionais, bases de dados científicas ou como parte de obras acadêmicas, desde que seja indicada a publicação original na Revista Ciência e Estudos Acadêmicos de Medicina.
- Os autores também são encorajados a disponibilizar seus trabalhos em ambientes digitais, antes ou durante o processo editorial, como forma de ampliar a visibilidade, o impacto acadêmico e a circulação do conhecimento científico.