Conhecimento em genética clínica entre docentes e médicos residentes de um Hospital Universitário

Autores

  • Simone de Menezes Karam Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.
  • Juliana Mayumi Wada Fundação Universidade do Rio Grande

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a percepção que docentes médicos e médicos residentes possuem da atuação em genética clínica em uma universidade pública. Foi elaborado um questionário na plataforma Google Forms e enviado para os endereços eletrônicos dos docentes e médicos residentes da instituição. Foi questionado sobre a disciplina de genética na graduação, ano de graduação, formação básica e titulação. Para os graduados em medicina foram apresentadas situações clínicas e indagada a necessidade de encaminhamento, o exame genético a ser solicitado e se sabiam da existência do Ambulatório de Genética na sua instituição de trabalho. Dentre os 29 médicos, 21 (72,41%) já tinham atendidos indivíduos com problemas genéticos e oito (27,58%) ainda não. Três (10,34%) dos participantes desconheciam a existência do Ambulatório de Genética. Apenas 24 (82,7%) responderam sentirem-se seguros para solicitar testes genéticos, dois (6,89%) para solicitar e interpretar e três (10,34%) para solicitar, interpretar e comunicar o resultado. Quando questionados acerca de quais situações encaminhariam os pacientes a um médico geneticista, seis (20,68%) encaminhariam apenas por triagem neonatal alterada. Do total, 15 (51%) responderam que filhos de pacientes afetados por doenças genéticas, que se manifestam na vida adulta devem fazer testes genéticos antes de ter sintomas para saber se serão afetados. Pela limitação de uma amostra muito pequena e, considerando as políticas e diretrizes ainda recentes, novos estudos são necessários para avaliar o conhecimento em genética clínica de professores e residentes.

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Biografia do Autor

  • Simone de Menezes Karam, Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.
    Médica pela Universidade Federal de Pelotas, residência médica em pediatria na Universidade Federal de Pelotas, residência em genética médica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande.
  • Juliana Mayumi Wada, Fundação Universidade do Rio Grande
    Acadêmica do curso de Graduação em Medicina da Fundação Universidade do Rio Grande.

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conhecimento em genética clínica entre docentes e médicos residentes de um Hospital Universitário. (2020). Revista Ciência E Estudos Acadêmicos De Medicina, 1(13). https://periodicos.unemat.br/index.php/revistamedicina/article/view/4692