Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O(A) autor(a) declara que o artigo não foi publicado, vinculado ou submetido, parcial ou integralmente, em outra publicação (impressa ou eletrônica) de caráter cientifico ou não. Da mesma forma, não constituiu versão resumida de monografia de graduação ou de pós -graduação, de trabalho de conclusão de curso, de dissertação de mestrado, de tese de doutorado ou de congênere. O(A) autor(a) assegura que o trabalho é original e não contém nenhuma forma de plágio, bem como responsabiliza-se - expressamente - pelo uso de textos e imagens de terceiros, quando tal uso exigir autorização.
  • O(A) autor(a) declara que o artigo foi publicado, vinculado ou submetido, parcial ou integralmente, em outra publicação (impressa ou eletrônica) de caráter cientifico ou não, indicando em nota explicativa de rodapé. Da mesma forma, declara ter constituído versão resumida de monografia de graduação ou de pós-graduação lato ou stricto sensu, apontando em nota explicativa de rodapé a origem. O(A) autor(a) assegura que o trabalho, embora possa ter sido publicado noutro periódico, é original, e não contém nenhuma forma de plágio, bem como responsabiliza-se - expressamente - pelo uso de textos e imagens de terceiros, quando tal uso exigir autorização.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está de acordo com as normas e diretrizes da revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis.
  • O(A) autor(a) está ciente que os dados e informações referentes ao preenchimendo do cadastro é de sua responsabilidade.
  • Em virtude da necessidade da RJV de adequação aos critérios qualis, o(a) autor(a) está ciente que os artigos encaminhados, na hipótese de aprovação em todo o processo editorial, poderão ser publicados nos próximos números da revista. Não há previsibilidade da edição que o artigo efetivamente irá compor.
  • O(A) autor(a) está ciente de retirar qualquer identificação no texto do artigo que esta deve constar em seu cadastro, assim como curriculo, indicação do lattes e e-mail.
  • Inserir título em português e inglês, ao preencher o campo de metadados, assim como resumo e palavras-chave em português e inglês. Os artigos devem seguir as instruções ABNT 6023.
  • O resumo deverá estar de acordo com a norma NBR 6028:2003 e deverá conter uma apresentação resumida dos pontos relevantes do artigo e fornecer elementos suficientes para que o leitor possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto. O resumo, em sua estrutura, deverá contemplar os seguintes ítens: a) objetivo, b) método, c) resultados, d) conclusões da pesquisa. O resumo não deve ultrapassar 250 palavras.
  • Preencher todos os campos de metadados, tais como: link do currículo lattes, titulação, instituição de origem, afiliação institucional e demais itens.
  • É vedada a submissão simultânea, por autor ou coautor, de dois ou mais artigos. Todos os artigos postados posteriormente àquele que se encontra no trâmite editorial, serão rejeitados sem análise de mérito. Considera-se em trâmite editorial o artigo que ainda não foi rejeitado ou que foi aprovado, mas ainda não foi publicado.

Diretrizes para Autores

A Revista Voluntas: Sociedade, Direito & Estado aceita os seguintes tipos de contribuições: dossiês; artigos; ensaios; resenhas críticas.

Dossiê: o editor-chefe da Voluntas convida ou pode ser solicitado por outro editor/pesquisador externo, a analisar proposta de organização de dossiê. Caso seja assunto associado à linha editorial solicitará a indicação do(s) organizador(es) responsáveis (máximo dois). Estes, convidarão Autores(as), a encaminharem artigos originais relativos à temática definida, conforme o planejamento da revista. Por meio de Pareceristas externos ocorrerá a deliberação sobre a publicação dos artigos selecionados.

Artigos: um artigo é uma forma sistematizada de produção do conhecimento, com aprofundamento de informações reunidas a partir da leitura e análise de vários autores, a partir da delimitação metodológica proposta, contendo introdução, corpo do artigo, conclusão e referências bibiográficas. Os manuscritos (individuais ou em dupla) passam, inicialmente, por análise das adequações formais da revista, com conferência quanto as normas exigidas para publicação. O descumprimento dessas regras interromperá o processo de apreciação. Uma vez aprovado, inicialmente, serão enviados ao Conselho Editorial para a análise da natureza do artigo e sua adequação à linha editorial da Voluntas, deliberando sobre os posteriores encaminhamentos, conforme as diretrizes. Posteriormente seguirão para avaliação de Pareceristas.

Ensaios: ensaios acadêmicos são pontos de vista de um autor sobre um assunto determinado, buscando originalidade e, ao mesmo tempo, permitindo maior flexibilidade nas relações entre as bibliografias estudadas. Não há uma exploração exaustiva da temática. A posição do ensaio acadêmico em relação ao tema enfrentado deve ser claro com argumentos e evidências sólidas. Não se trata apenas de um relato em que o(a) autor(a) acredita ou o que aprendeu nas suas investigações, mas a demonstração de evidências convincentes para fundamentar seus pontos de vista e convencer seus leitores. Segue as mesmas diretrizes dos artigos e dossiês.

Resenhas: resenhas acadêmicas são publicações de estudo e percepção da leitura do Autor a respeito de uma obra, e, deve necessariamente apresentar a referência completa do livro resenhado em porção destacada logo no início do texto, sempre precedendo o texto, além do nome completo do(a) Autor(a), sua filiação institucional, um mini-currículo que consta de uma nota de rodapé. Geralmente procura o(a) Autor(a) contrabalançar aspectos positivos e negativos do livro objeto da resenha acadêmica, comumente associada a temáticas de relevância para a área e, por isso mesmo, o texto de uma resenha possui uma síntese descritiva da organização do livro e de seu conteúdo

Ensaios e resenhas: os ensaios e resenhas podem se originar tanto a partir da demanda espontânea, como também por meio de convite do editor, garantindo o fluxo da programação. Caberá ao Conselho Editorial e ao Editor-Chefe decidirem em relação à publicação, levando em conta temática, atualidade e qualidade.

O fluxo editorial da Voluntas será contínuo, com duas edições ao ano, sendo a primeira entre abril/maio, e, a segunda, outubro/novembro. Ao longo dos três primeiros anos a Voluntas pretende incluir, no mínimo, 25% de membros do Conselho Editorial de outros países, promovendo a internacionalização do periódico. Cada número da Voluntas publicará de 9 (nove) a 12 (doze) artigos e ensaios, podendo ainda conter na Seção Dossiê 5 (cinco) a 7 (sete) artigos, e, na Seção Resenha 3 (três resenhas). O idioma dos artigos poderá será em português, espanhol ou inglês, sendo os títulos, resumos, palavras-chave traduzidos, ao menos, em uma língua diferente do texto original (português, inglês e espanhol).

Os artigos e ensaios submetidos por estudantes de graduação deverão ser acompanhados pelos orientadores(as). Não serão aceitos artigos e ensaios com número superior a 3 (três) autores(as)/coautores(as). não será permitida adição posterior de outros(as) autores(as)no manuscrito. 

O formato do artigo deve constar, na apresentação do artigo, abaixo do título, o nome dos(as) autores(as), seguidos por referência de nota de rodapé, contendo a afiliação, a titulação, pertencimento às instituições correspondentes e o endereço eletrônico do(a) autor(a). Os artigos não recomendados para publicação pelos pareceristas anônimos, bem como os recomendados com ressalvas, serão devolvidos aos(às) autores(as) com as observações, que poderão ser acatadas ou justificadas pelo(a) autor(a), para uma segunda avaliação e decisão do Conselho Editorial.

Os artigos já publicados noutros periódicos deverão constar, em nota de rodapé, a devida indicação. Os pendentes de aprovação ou de publicação em outros periódicos devem ser indicados, em nota, constando o prazo em que fora enviado para análise e avaliação. Os autores não serão remunerados pela publicação dos artigos. As opiniões e conceitos emitidos pelos autores nos textos são de sua inteira responsabilidade. Após aprovação do artigo, a Voluntas se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores. Os originais serão aceitos em Português, Inglês e Espanhol.

Os nomes e endereços informados na Voluntas serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Linhas editoriais: Direitos Fundamentais, Direito Socioambiental, Direitos Humanos, Direito dos Povos Indígenas e das Comunidades Tradicionais, Direito e Gênero, Direito e Raça, Antropologia Jurídica, Sociologia Jurídica, Ciência Política, Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Democracia e Direito.

As diretrizes para Autores(as) de artigos e ensaios seguem abaixo:

  1. Os textos devem ser digitados em fonte Arial, corpo 12, espaço 1.5, folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margem esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm.
  2. Os artigos deverão conter no mínimo 15 páginas e no máximo 30 páginas.
  3. Os artigos estrangeiros precederão os nacionais e estes ficarão em ordem alfabética.
  4. Título: o título do artigo deve ser claro e objetivo, podendo ser completado por subtítulo (se houver), separado por dois pontos, em negrito, caixa alta e centralizado, no idioma do texto, sem abreviaturas, acompanhado de sua tradução para o inglês, diferenciados tipograficamente.
  5. Autores(as): os(as) autores(as) não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo. Para garantir o anonimato e a imparcialidade na avaliação dos textos, a identificação deve ser realizada somente na folha de rosto (sistema duplo blind peer review).
  6. Resumo: a palavra resumo/abstract em caixa alta, o resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idioma do texto, acompanhado de sua tradução para o inglês (abstract), não devendo ultrapassar 250 palavras, estruturado em parágrafo único.
  7. Palavras-chave: o resumo deverá vir acompanhado de palavras-chave em minúsculo, no idioma do texto, acompanhada de sua tradução (keywords), expressões que representam o conteúdo do texto, inseridas logo abaixo do resumo, separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto final.
  8. Ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte.
  9. Numeração das seções: as seções do artigo deverão estar estruturadas em introdução, as seções do desenvolvimento do texto, conclusão e referências bibliográficas. Para a numeração progressiva das seções, o(a) autor(sa) deverá observar a NBR 6024, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  10. Citações: para as citações no texto deve ser adotado o sistema numérico (NBR 10520 ABNT). A indicação da fonte é feita por numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo-se a nota de rodapé pela referência completa na primeira menção, devendo conter Sobrenome do autor (seguido de vírgula), prenomes (seguido de ponto); Título da obra em negrito (seguido de ponto); edição (seguido de ponto); local (seguido por dois pontos); editora (seguido de vírgula); ano da publicação (seguido de ponto); se for o caso indicar o volume ou tomo e finalmente a página da fonte. Na segunda menção Sobrenome do autor (seguido de vírgula); prenomes (seguido de vírgula); op. cit. (na obra citada); página da fonte. Quando as notas do mesmo autor estiverem em sequência, poderão ser usadas as expressões latinas, seguidas do número da página citada, quais sejam: j1) apud, citação de segunda mão; cf: confrontar refere-se a; j2) ibid na mesma obra citada (mesmo autor, mesma obra, porém páginas diferentes); j3) id mesmo autor (mesmo autor, mesma obra, mesma página); j4) op. cit. na obra citada. As citações diretas curtas (até três linhas) devem vir entre aspas e incorporadas ao texto e sem alteração do tipo de letra. As citações longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10) e sem aspas. As citações indiretas devem vir sem aspas. As citações de citações podem utilizar a expressão apud e a obra original a que o autor consultado está se referindo deve ser citada.
  11. Referências bibliográficas: as referências consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo(a) autor(a), expressamente mencionadas no texto. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023 ABNT, somente com elementos essenciais. EXEMPLOS: k1) SOBRENOME DO(A) AUTOR(A), Nome do(a) autor(a). Título em negrito. Local: editora, ano da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais); k2) SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito. Local: Editora, data da publicação, páginas, volume (nome, número de série), outros elementos que permitam identificar o documento (opcionais). Disponível em <endereço eletrônico>. Acesso: DD/MM/AAAA; k3) SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo entre aspas. Título do periódico em negrito. Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação; k4) SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo entre aspas. Título do periódico em negrito. Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso: DD/MM/AAAA.

Artigos

Um artigo é uma forma sistematizada de produção do conhecimento, com aprofundamento de informações reunidas a partir da leitura e análise de vários autores, a partir da delimitação metodológica proposta, contendo introdução, corpo do artigo, conclusão e referências bibiográficas. Os manuscritos (individuais ou em dupla) passam, inicialmente, por análise das adequações formais da revista, com conferência quanto as normas exigidas para publicação. O descumprimento dessas regras interromperá o processo de apreciação. Uma vez aprovado, inicialmente, serão enviados ao Conselho Editorial para a análise da natureza do artigo e sua adequação à linha editorial da Voluntas, deliberando sobre os posteriores encaminhamentos, conforme as diretrizes. Posteriormente seguirão para avaliação de Pareceristas.

Dossiê

O editor-chefe da Voluntas convida ou pode ser solicitado por outro editor/pesquisador externo, a analisar proposta de organização de dossiê. Por dossiê entenda-se o conjunto de artigos e/ou ensaios reunidos em torno de uma temática específica alinhada à linha editorial da Revista Jurídica Voluntas. Caso seja assunto associado à linha editorial o editor-chefe solicitará a indicação do(s) organizador(es) responsáveis (máximo dois) pelo dossiê, devendo o(s) mesmo(s) elaborar uma apresentação. O(s)A(s) organizador(es)(as) convidarão Autores(as), a encaminharem artigos originais relativos à temática definida, conforme o planejamento da revista. Por meio de Pareceristas externos ocorrerá a deliberação sobre a publicação dos artigos selecionados.

Resenhas

As resenhas acadêmicas são publicações de estudo e percepção da leitura do Autor a respeito de uma obra, e, deve necessariamente apresentar a referência completa do livro resenhado em porção destacada logo no início do texto, sempre precedendo o texto, além do nome completo do(a) Autor(a), sua filiação institucional, um mini-currículo que consta de uma nota de rodapé. Geralmente procura o(a) Autor(a) contrabalançar aspectos positivos e negativos do livro objeto da resenha acadêmica, comumente associada a temáticas de relevância para a área e, por isso mesmo, o texto de uma resenha possui uma síntese descritiva da organização do livro e de seu conteúdo.

Diretrizes da resenha

  1. A resenha é constituída por uma característica crítica abordando novos conhecimentos e não apenas um resumo de uma obra;
  2. Deve constar a referência completa do livro resenhado, precedendo o corpo da resenha;
  3. Deve ter o nome completo do resenhista e sua filiação institucional;
  4. Deve constar um título diferente ao da obra objeto de resenha;
  5. A obra resenhada tende a ser não-ficcional editada até o ano anterior a submissão à revista;
  6. Parte da resenha é uma síntese descritiva da organização do livro, bem como da compreensão do conteúdo da obra;
  7. A resenha não deve ultrapassar 5 páginas em espaço 1.5, incluindo as referências bibliográficas, em Word (fonte Arial, corpo 12);
  8. O(A) resenhista deve introduzir na resenha citações e referências bibliográficas, para dar sustentação ao seu argumento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.