Extrema-direita

elementos de legitimação

Autores

  • Edmundo Lima de Arruda Junior

DOI:

https://doi.org/10.30681/rjv.v1i1.14553

Palavras-chave:

extrema-direita, legitimação, democracia

Resumo

Trata-se de um ensaio que busca analisar os elementos de legitimação da extrema-direita em um contexto de crises e transformações sócio-políticas institucionais, destacando que o surgimento dessa frente política ocorre devido um  "esgarçamento social" e "fadiga democrática", em que muitas pessoas experimentam incertezas e desespero, tornando-se propensas a dar credulidade aos discursos políticos extremistas. Essa extrema-direita se legitima ao tentar propor uma "nova ordem restauradora" sob a liderança de políticos autoritários, afastando-se da racionalidade normativa moderna em favor de "decisões de cima para baixo e anti-modernas". Se beneficia de uma retórica simplista radical dos problemas, comumente gerada por meio de desinformação e banalização de falsas soluções. O ultraliberalismo camuflado nessa extrema-direita perversa se aproxima de práticas fascistas e nazistas, promovendo uma visão de mundo que encontra eco em parcelas da população apavoradas por "fantasmas e pesadelos" e que desacreditam no imaginário institucional racional. No Brasil, essas dificuldades agravam-se devido caráter tardio e semiperiférico da formação social e por uma cultura política precária, que dissocia ideais e práticas sociais, resultando em "blackouts institucionais" e no esvaziamento do potencial moderno das instituições jurídico-políticas. O maior desafio habita em contrapor-se politicamente a esse ultraliberalismo, sem recair na armadilha de substituir um populismo por outro, mas superando o pragmatismo subserviente aos ditames de um mercado financeirizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Edmundo Lima de Arruda Junior

    Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Doutor em Sociologia - Université Catholique de Louvain (1991). Pós-doutor em Sociologia da Política na Universitè Paris 8 Saint Denis (1996), Pós-doutor em Sociologia na Universitè Paris X Nanterre (2009). Professor Aposentado do Curso de Direito da UFSC. Presidente honorifico co Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e Presidente do Instituto de Pesquisas Jurídicas.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.

BECK, Ulrich. A metamorfose do mundo: novos conceitos para uma nova realidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2017.

MARSHALL, T.H. Citizenship and social class: and other essays. Ed. At the University Press, 1950.

Downloads

Publicado

09-12-2025

Como Citar

Extrema-direita: elementos de legitimação. (2025). Revista Jurídica Voluntas, 1(1), e2025003. https://doi.org/10.30681/rjv.v1i1.14553