AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVA DE SOBREVIVÊNCIA ALIMENTAR E FINANCEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Marciel Santos e Santos UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Geziana Pereira Vieira dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT
  • João Severino Filho

Palavras-chave:

Bordolândia. Comunidade. Tecnologias Digitais. Ressignificação.

Resumo

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), impactou fortemente comunidades tradicionais e povos indígenas. Esses impactos também atingiram as comunidades rurais e assentadas. Por essa razão, em muitas comunidades, estão ocorrendo processos de ressignificação com vistas à sobrevivência. Nesta perspectiva, a presente pesquisa buscou compreender como ocorre o processo econômico, a ressignificação financeira, o modo de sobrevivência e o reinventar organizacional das famílias que participam da feira da agricultura familiar que é organizada pela Associação Agroecológica Caminho da Paz-ACAMPAZ, no Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Bordolândia em Serra Nova Dourada-MT, em tempos de pandemia da Covid-19. O processo investigativo está ancorado nas contribuições teóricas de Kenski (2012), D’Ambrosio (2004), Molina (2019) e Caldart (2016). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Como procedimento metodológico foram utilizadas entrevistas abertas, rodas de conversas e análise de documentos, diário e caderno de campo. Desta forma, foi possível perceber que, com o fechamento da feira dos pequenos produtores, houve um processo de ressignificação no qual as tecnologias digitais surgiram na vida da comunidade como alternativa de sobrevivência no campo.

Palavras-chave: Bordolândia. Comunidade. Tecnologias Digitais. Ressignificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marciel Santos e Santos, UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás-IFITEG.

  • Geziana Pereira Vieira dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

    Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso. Licenciada em Matemática pela UNEMAT.

  • João Severino Filho

    Possui Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2015). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Curso de Licenciatura em Matemática, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências no Contexto Indígena Intercultural (PPGECII).

Referências

BOMDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. (19) - Abr - 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 10 jul. 2021.

BORBA, M. C. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento–3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Assentamentos. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/incra/pt-br/assuntos/reforma-agraria/assentamentos. Acesso em: 10 jul. 2020.

CALDART, R. S. Sobre a especificidade da Educação do Campo e os desafios do momento atual. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. 4. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2016. p. 317-363.

CASALDÁLIGA, P. Uma Igreja na Amazônia em Conflitos com o Latifúndio e a Marginalização Social. São Félix do Araguaia, 1971. Disponível em: https://www.servicioskoinonia.org/Casaldaliga/cartas/1971CartaPastoral.pdf. Acesso em: 07/06/2021.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 11-45, 2004.

FERNANDES, B. M.; MOLINA, Mônica Ca. O Campo da Educação do Campo. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3vlFUmF6fwoJ:www2.fct.unesp.br/nera/publicacoes/ArtigoMonicaBernardoEC5.pdf+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 10 jul. 2021.

GODOY, A. S. PESQUISA QUALITATIVA: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35 nº3, p. 20-29, 1995.

INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Assentamentos: informações gerais. Superintendência Regional de Mato Grosso, 2016. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/524005/RESPOSTA_PEDIDO_Assentamentos%20SR13MT.pdf. Acessado em: 10 mar. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEMOS II, D. L. Tecnologia da informação. 2. ed. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2011.

MOLINA, M. C. A Produção do Conhecimento na Licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da Educação do Campo. Revista Brasileira de Educação - 24- 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782019240051. Acesso em: 01 jul. 2021.

______. Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Brasília: MDA/MEC, 2010.

PINOCHET, Luis. Tecnologia da informação e comunicação. 1. ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

ROCHA, A. L. C; ECKERT, C. ETNOGRAFIA: SABERES E PRÁTICAS. In: PINTO, C. R. J.; GUAZZELLI, C. A. B. Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2008.

BORGES, Rone Cesar. Entrevista concedida a Marciel Santos e Santos. Serra Nova Dourada-MT, 2021.

SANTOS, P. C. M. ARAGUAIA: Entre Palavras, Roças e Fuzis A Pedagogia dos Agentes Pastorais no Nordeste Mato-grossense, nos Anos 1960/1970. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014. Disponível em: http://ri.ufmt.br/handle/1/307. Acesso em: 30 maio 2021.

TAFAREL, M. Sistema de Contagem e os Marcadores do Tempo do Povo Rikbaktsa. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres-MT. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/M%C3%94NICA%20TAFFAREL.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.

Downloads

Publicado

2022-09-19

Como Citar

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVA DE SOBREVIVÊNCIA ALIMENTAR E FINANCEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19. (2022). Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 163-174. https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5850