OS POLOS UAB COMO ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DE FORMAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCATURA EM MATEMATICA – EAD – SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – MT

Autores

  • Alice Ferreira Guimarães UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
  • Claudia Landin Negreiros

Resumo

Desde a instituição do Decreto 5800/2006, que normatizou a Educação à Distância (EaD), esta forma de ensino vem expandindo seus horizontes no Brasil e se instituindo como modalidade válida e imprescindível, especialmente para formação de professores e gestores públicos. O presente artigo tem por finalidade discutir a importância da EaD, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos Polos de Apoio Presenciais.  A abordagem se dará a partir da experiência de uma das autoras como coordenadora e tutora no Polo de Apoio Presencial do município mato-grossense de São Félix do Araguaia, durante o período de 2011 a 2019 e, também, de levantamento de dados documentais do Programa e do referido Polo.  O trabalho também traz o perfil dos cursistas atuais e egressos, apresentando os desafios que se encontram na relação professor-aluno, as dificuldades com as tecnologias e acesso à internet, a construção do aprendizado e o crescimento pessoal dos cursistas. Mais especificamente, apresenta o curso de Licenciatura em Matemática à distância, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – DEAD – UAB, no Polo supracitado. Os resultados apontam a necessidade de manutenção e ampliação do Ensino à Distância nos Polos da UAB, por serem alternativas viáveis na formação de educadores, dirigentes e gestores públicos. Evidenciem ainda a importância desta modalidade como forma de minimizar o déficit educacional historicamente atribuído às populações que foram excluídas do acesso a universidades públicas, seja pelas condições sociais, geográficas ou temporais.  

 

Palavras chaves: Educação a Distância, Expansão de Ensino, Matemática.

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Biografia do Autor

Alice Ferreira Guimarães, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT

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Claudia Landin Negreiros

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Referências

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Publicado

2022-09-19

Como Citar

Ferreira Guimarães, A. ., & Negreiros, C. L. (2022). OS POLOS UAB COMO ESPAÇOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DE FORMAÇÃO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE LICENCATURA EM MATEMATICA – EAD – SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – MT. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(1), 86–107. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/5846