Formação de Professores em Tecnologia Assistiva para Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais: inclusão ou exclusão?

Autores

  • Kilwangy kya Kapitango-A-Samba

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.134

Resumo

Neste trabalho, apresentamos o resultado do levantamento feito com objetivo de analisar a relevância ou não da formação específica em Tecnologia Assistiva (TA) para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Inquietava-nos responder à questão: qual é o grau de importância e necessidade da formação específica em Tecnologia Assistiva para Atendimento Educacional Especializado na percepção dos docentes da rede estadual de ensino que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)? Nossa hipótese inicial era que diante da reorganização político-curricular na perspectiva da Educação Inclusiva, a formação específica em TA constitui uma condição necessária e representa um alto grau de relevância justificável entre os docentes que atuam em AEE. Para tal, nos servimos de um levantamento feito durante um curso de formação continuada de professores da educação básica em TA ofertado, via online, em 2013. Os dados foram coletados através de questionário, por amostragem não probabilística por voluntariado, 30 docentes responderam ao questionário, oriundos de diferentes municípios do Estado de Mato Grosso. Análise descritiva dos dados demonstra que 100% de docentes inqueridos é do sexo feminino, destes, 90% possui formação em pedagogia e 10% em matemática. Constata-se um alto grau de relevância e necessidade da formação específica em TA, 80% considera extremamente importante, 16,7% muito importante e 3,3% considera importante; extremamente necessária (77%) e muito necessária (23%). Entre as dificuldades apontadas para AEE está a falta de formação para o uso de recursos de TA, material didático diferenciado e de interatividade entre os atores do processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-16

Como Citar

Kapitango-A-Samba, K. kya. (2014). Formação de Professores em Tecnologia Assistiva para Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos Multifuncionais: inclusão ou exclusão?. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 1(1). https://doi.org/10.30681/relva.v1i1.134

Edição

Seção

ARTIGOS