ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE JUINA-MT

Autores

  • Genivaldo Alves da SILVA
  • Fabio Bernardo da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1742

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a realidade da educação escolar indígena do município de Juína localizado na região noroeste de Mato Grosso. Este trabalho busca contribuir para o debate em torno da realidade da educação escolar indígena no município de Juína – MT, além de abordar as peculiaridades de um assunto que merece grande atenção por parte dos órgãos que fiscalizam a “educação escolar indígena”. Contextualizando as unidades escolares indígenas assistidas pela assessoria pedagógica do município de Juína e apresentando dados sobre a realidade das mesmas como nível de formação dos professores. Objetiva-se também uma reflexão sobre o currículo das unidades escolares indígenas mato-grossenses. Para tal finalidade foi realizado uma pesquisa qualitativa com características descritivas e explicativas. Por fim concluímos que é de suma importância que o Estado desenvolva políticas de estruturação da assessoria pedagógica, e políticas de formação de professores indígenas, dando assim um suporte adequado às unidades escolares indígenas envolvidas.

Palavras-Chave: educação; escolas indígenas; políticas públicas.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

SILVA, G. A. da, & SILVA, F. B. da. (2017). ESTUDO SOBRE A REALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE JUINA-MT. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(2). https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1742

Edição

Seção

ARTIGOS