O TRÁGICO E O DISTÓPICO N’AS CRÔNICAS MARCIANAS, DE RAY BRADBURY

Autores

Palavras-chave:

Utopia, Distopia, Trágico, Revolução, Ray Bradbury

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a fusão de elementos distópicos, utópicos e trágicos n’As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury.
Primeiramente, apresento algumas considerações sobre a relação pouco explorada entre o trágico e a utopia (e distopia), a partir de trechos de estudos desenvolvidos por intelectuais e/ou artistas como Arthur Miller, Raymond Williams, Terry Eagleton e Darko Suvin. Em seguida, faço um breve comentário sobre obras de teor utópico ou distópico em que tais elementos podem ser percebidos. Por fim, analiso três contos do livro de Bradbury, destacando como, sobre um pano de fundo (distópico) que sugere um momento de crise revolucionária que se desencadeia em guerra, as experiências inusitadas vividas pelas personagens amalgamam uma visão ao mesmo tempo trágica e utópica da vida humana em um novo ambiente, concomitantemente misterioso, aprazível, desafiador e hostil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-05

Como Citar

Moraes, H. (2023). O TRÁGICO E O DISTÓPICO N’AS CRÔNICAS MARCIANAS, DE RAY BRADBURY. Revista Alere, 24(2), 173–186. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/10719

Edição

Seção

ARTIGOS DO DOSSIÊ TEMÁTICO