AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS- -GRADUAÇÃO: AS IMPLICAÇÕES DA PORTARIA 13/2016

Autores

  • Vilmaria Gonçalves da Silva Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Thairiny Alves Valadão Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Nuno Miguel Augusto Universidade da Beira Interior - Portugal / Centro de Investigação CIES-Iscte

Palavras-chave:

Democratização, Educação antirracista, Relação étnico-raciais, Ensino superior

Resumo

A presença de grupos sociais historicamente discriminados em programas de pós-graduação stricto-sensu é menor se comparado ao grupo branco. O presente estudo tem como objetivo discutir a contribuição da Portaria Normativa 13/2016 do Ministério da Educação (MEC) para o acesso e permanência dos grupos étnico-raciais (pretos, pardos e indígenas) na Pós-graduação stricto sensu. A pesquisa é de abordagem qualitativa de cunho bibliográfico com seleção de produções acadêmicas voltadas ao estudo da política de ação afirmativa no âmbito da pós-graduação. Foi possível observar que a Portaria n. 13/2016 é uma indutora de ações afirmativas com critérios predominantemente étnico-raciais na pós-graduação para inclusão de pretos, pardos, indígenas. Porém, a ação afirmativa implementada ainda mantém o formato dos processos tradicionais de admissão, o que pode afetar o objetivo da política. Os estudos destacam ainda que é preciso desenvolver ações para a permanência desses estudantes, pois não basta apenas o ingresso é preciso desenvolver ações para a garantia da permanência.

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Biografia do Autor

  • Vilmaria Gonçalves da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Mestranda do PPGEn - IFMT, Cuiabá – MT. E-mail: vilmariaufmt@gmail.com

  • Thairiny Alves Valadão, Universidade de Cuiabá - UNIC

    Mestranda do PPGEn - UNIC, Cuiabá – MT. E-mail: alves.thairiny@gmail.com

  • Maria Auxiliadora de Almeida Arruda, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutora em Sociologia. Professora pedagoga permanente no PPGEn-IFMT-UNIC e efetiva no IFMT – Campus Várzea Grande. E-mail maria.auxiliadora@ifmt.edu.br

  • Nuno Miguel Augusto, Universidade da Beira Interior - Portugal / Centro de Investigação CIES-Iscte

    Professor. Doutor em Sociologia da Universidade da Beira Interior-Portugal e no Centro de Investigação CIES_Iscte. E-mail: nmc.augusto@gmail.com

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Publicado

2024-04-02

Como Citar

AÇÕES AFIRMATIVAS NA PÓS- -GRADUAÇÃO: AS IMPLICAÇÕES DA PORTARIA 13/2016. (2024). Revista Alere, 28(2), 33-52. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12781

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