A PROFISSIONALIDADE DA MULHER NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Palavras-chave:
Gênero, Educação, Conservadorismo, Discriminação, Representatividade femininaResumo
A participação das mulheres na educação e na pós-graduação stricto ser observado. O objetivo deste estudo é analisar e discutir as questões de gênero relacionadas à profissionalidade feminina no contexto educacional, sobretudo na pós-graduação stricto sensu, a fim de compreender os desafios, estereótipos, discriminações e o impacto da representatividade feminina nesse ambiente. A metodologia envolveu uma revisão de literatura, com a seleção de estudos nas bases de dados Scielo e CAPES. Foram utilizadas palavras-chave para buscar estudos sobre questões de gênero na educação e na pós-graduação stricto sensu. Os estudos mostram que as questões de gênero na educação, especialmente na pós-graduação são complexas e multifacetadas. Mulheres enfrentam desafios relacionados ao conservadorismo em regimes autoritários, estereótipos de gênero no ambiente acadêmico e discriminações que afetam suas trajetórias profissionais. Todavia, a representatividade feminina na pós-graduação pode ter um impacto positivo
na promoção da igualdade de gênero e na diversificação das perspectivas acadêmicas. Assim, destaca-se a importância de pesquisas e diálogos sobre questões de gênero na educação, visando criar ambientes acadêmicos mais inclusivos e equitativos para as mulheres. A superação dos desafios identificados pode contribuir significativamente para o avanço das mulheres na pós-graduação stricto sensu e na educação em geral.
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- 2024-08-08 (3)
- 2024-04-02 (2)
- 2024-04-02 (1)