A PROFISSIONALIDADE DA MULHER NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores

  • Andréa Fernandes Braga Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade de Cuiabá - UNIC
  • Laís Alves Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Sérgio Gomes da Silva Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Conservadorismo, Discriminação, Representatividade feminina

Resumo

A participação das mulheres na educação e na pós-graduação stricto ser observado. O objetivo deste estudo é analisar e discutir as questões de gênero relacionadas à profissionalidade feminina no contexto educacional, sobretudo na pós-graduação stricto sensu, a fim de compreender os desafios, estereótipos, discriminações e o impacto da representatividade feminina nesse ambiente. A metodologia envolveu uma revisão de literatura, com a seleção de estudos nas bases de dados Scielo e CAPES. Foram utilizadas palavras-chave para buscar estudos sobre questões de gênero na educação e na pós-graduação stricto sensu. Os estudos mostram que as questões de gênero na educação, especialmente na pós-graduação são complexas e multifacetadas. Mulheres enfrentam desafios relacionados ao conservadorismo em regimes autoritários, estereótipos de gênero no ambiente acadêmico e discriminações que afetam suas trajetórias profissionais. Todavia, a representatividade feminina na pós-graduação pode ter um impacto positivo
na promoção da igualdade de gênero e na diversificação das perspectivas acadêmicas. Assim, destaca-se a importância de pesquisas e diálogos sobre questões de gênero na educação, visando criar ambientes acadêmicos mais inclusivos e equitativos para as mulheres. A superação dos desafios identificados pode contribuir significativamente para o avanço das mulheres na pós-graduação stricto sensu e na educação em geral.

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Biografia do Autor

  • Andréa Fernandes Braga, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade de Cuiabá - UNIC

    Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGEn) IFMT/UNIC. Cuiabá –MT, Brasil. E-mail: andreabraga567@gmail.com

  • Laís Alves, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGEn) IFMT/UNIC. Gaúcha do Norte –MT, Brasil. E-mail: lais.gnt@hotmail.com.

  • Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Professor. Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso. E-mail: ronaldo.senra@ifmt.edu.br.

  • Sérgio Gomes da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT / Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor Doutor em Ciências Ambientais. Professor do Mestrado em Ensino do IFMT/UNIC. E-mail: sergiogomesbats@gmail.com

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Publicado

2024-04-02 — Atualizado em 2024-08-08

Versões

Como Citar

A PROFISSIONALIDADE DA MULHER NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. (2024). Revista Alere, 28(2), 69-90. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12783 (Original work published 2024)

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