COLONIALISMO, COLONIALIDADE, DECOLONIALIDADE E RACISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Sergenon Coelho Ferreira Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • João Eupídio Monteiro da Silva Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Diego Matias Escobar Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT
  • Edione Teixeira de Carvalho Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Palavras-chave:

Decolonialidade, Acesso, Educação antirracista, Pós-graduação

Resumo

A colonialidade e o racismo estrutural são considerados temas marginais na educação, a despeito de sua relevância científica e do impacto na vida de milhares de pessoas. Nesse sentido, o presente estudo se propõe a analisar o panorama da colonialidade na formação social brasileira e suas implicações em relação ao acesso à pós-graduação pelos historicamente subalternizados. De caráter bibliográfico, essa discussão está baseada em estudos acerca dos fenômenos da colonialidade e decolonialidade nos âmbitos do ser, do poder e do saber, do racismo e da educação antirracista, evidenciando a constatação de que a tradição eurocêntrica, imposta há
mais de cinco séculos no Brasil, impregnou o pensamento e o comportamento social, racializou e hierarquizou as relações sociais para inferiorizar os pretos, pardos e indígenas como forma de justificar e proteger a manutenção do privilégio de uma elite econômica, social e intelectual. Uma consequência desse processo de racismo e inferiorização é a dificuldade de acesso desses grupos à educação, especialmente em nível da pós-graduação, situação que perdura no silêncio dos oprimidos e se confirma na ausência de debates relevantes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergenon Coelho Ferreira, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Bacharel e licenciado em Geografia, mestrando do programa de pós-graduação em ensino do IFMT, Cuiabá-MT, Brasil. sergenon@uol.com.br

  • João Eupídio Monteiro da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Licenciado em Geografia e mestrando do programa de pós-graduação em ensino do IFMT, Cuiabá-MT, Brasil. joaojubah@gmail.com

  • Diego Matias Escobar, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Licenciado em Geografia e mestrando do programa de pós-graduação em ensino do IFMT, Cuiabá-MT, Brasil. diegomatias85@gmail.com

  • Edione Teixeira de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

    Doutora, docente do programa de pós-graduação em ensino do IFMT, Cacoal-RO, Brasil. edione.carvalho@ifmt.edu.br

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

COLONIALISMO, COLONIALIDADE, DECOLONIALIDADE E RACISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO. (2024). Revista Alere, 28(2), 91-115. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12784

Artigos Semelhantes

1-10 de 48

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.