A ÉTICA PROFISSIONAL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Ética, Aprendizagem, Intérprete, DiversidadeResumo
Objetiva-se com o presente trabalho, analisar através de pesquisa bibliográfica, a importância do interprete no Ensino Superior, compreendendo que este deve ter consciência de quando seu trabalho é fundamental na aprendizagem dos alunos surdos. Desta forma, este profissional deve estar bem capacitado, com a responsabilidade de transmitir mensagens faladas e sinalizadas, atentando para as necessidades pessoais e educacionais dos alunos, rompendo velhos paradigmas fazendo e proporcionando a reforma educacional que a inclusão propõe. Para que isso aconteça, é de fundamental importância se conhecer o verdadeiro significado da palavra ética profissional, identificar a sua real importância na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos surdos. Desta forma espera-se relatar de forma consciente a importância desse tema e sua responsabilidade. Para respaldar o trabalho utilizaremos autores como: Minayo (1989), Felipe (2001), Ferreira (1988) Motta (1984), Rios (1993), entre outros.