NAS ÁGUAS DO TEMPO, DE MIA COUTO: A VIOLÊNCIA DAS GUERRAS E A SUBLIMAÇÃO DA VIDA

Autores

  • José Pereira Filho Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ewerton Rezer Gindri Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Maria Madalena da Silva Dias Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Sérgio Baldinotti Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Mia Couto, Tradição, Modernidade, Reconstrução

Resumo

O objetivo da pesquisa é, a partir da leitura do conto Nas Águas do Tempo, presente no livro Estórias abensonhadas (1994), do escritor moçambicano Mia Couto — que lança um olhar sobre a África a partir da realidade moçambicana marcada por profundas chagas abertas de duas guerras: uma de libertação, e, posteriormente, uma civil — elaborar uma análise cujo leitor será o sujeito ativo do processo que dará vida à produção. A tentativa é conhecer e interpretar a obra de Mia Couto, construída em um cenário de dupla guerra, buscando reconstruir a trajetória de uma nação, focando, para tanto, nas suas perspectivas futuras. Desse modo, constitui-se
em um desafio navegar em ambiente de África, a partir dos mares revoltos da literatura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Pereira Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Pós-Doutorando em literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da UNEMAT – Câmpus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stiler de Tangará da Serra, Doutor em Sociologia pela UFSCAR e Professor Titular da Cadeira de Metodologia e Técnicas de Pesquisa da UNEMAT. E-mail: josepereiraunemat@gmail.com.

  • Ewerton Rezer Gindri, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professor efetivo de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso. Possui Doutorado em Estudos Literários pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), é membro do Grupo de Estudos CNPQ - Literatura, Ensino e Sociedade (UNEMAT) e da Rede Interdisciplinar de Pesquisa na Amazônia. Contato: ewerton.gindri@unemat.br.

  • Maria Madalena da Silva Dias, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Professora efetiva de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL) da UNEMAT – Câmpus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stiler de Tangará da Serra. Integrante do Núcleo de Pesquisa Wlademir Dias-Pino (UNEMAT). Contato: maria.dias@unemat.br.

  • Sérgio Baldinotti, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

    Doutor em Ciências Políticas, Professor Titular da Cadeira de Sociologia da UNEMAT – Câmpus Universitário Prof. Eugênio Carlos Stiler de Tangará da Serra. E-mail: baldinotti@unemat.br.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

NAS ÁGUAS DO TEMPO, DE MIA COUTO: A VIOLÊNCIA DAS GUERRAS E A SUBLIMAÇÃO DA VIDA. (2024). Revista Alere, 28(2), 207-225. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12790

Artigos Semelhantes

1-10 de 41

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.