O PROBLEMA É A REPÚBLICA: OS LIVROS REJEITADOS DOS CONCURSOS DE LITERATURA COLONIAL (1928- 1929)

Autores

  • Helder Thiago Maia Universidade de Lisboa / Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Literatura colonial, Concursos de Literatura Colonial, Obras desclassificadas, Gênero, Sexualidade

Resumo

Organizados entre 1926 e 1974, os Concursos de Literatura Colonial (portuguesa) visavam construir uma biblioteca colonial que fosse capaz de servir como propaganda colonial e de despertar na juventude o gosto pelas causas coloniais. Neste artigo, analisamos duas obras que se inscreveram nos concursos entre 1928 e 1929, mas que foram desclassificadas por “não servirem como propaganda colonial”. Estamos interessados em entender as motivações para a desclassificação das obras, mas também buscamos inferir como as populações nativas se organizavam em torno de marcadores de gênero e sexualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helder Thiago Maia, Universidade de Lisboa / Universidade de São Paulo

    Doutor em Literatura pela Universidade Federal Fluminense (2018). É Investigador no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professor colaborador do Programa de Pós-graduaçã o em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo - USP. É editor das revistas Periódicus (UFBA) e Via Atlântica (USP) e desenvolve o projeto Fissuras na colonialidade de gênero: representaçõ es de género, afeto e sexualidade pré-coloniais no alvorecer do Império colonial português, com financiamento da FCT.

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

O PROBLEMA É A REPÚBLICA: OS LIVROS REJEITADOS DOS CONCURSOS DE LITERATURA COLONIAL (1928- 1929). (2024). Revista Alere, 28(2), 227-262. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/12791

Artigos Semelhantes

1-10 de 410

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.