“ENTRE PÉTALAS CAÍDAS A PRAGA DEVORA O PERFUME”: UM CANTEIRO GÓTICO EM JARDIM DE OSSOS, DE MARLI WALKER
Palavras-chave:
Jardim de Ossos, Marli Walker, Gótico, Literatura Gótica, Literatura Brasileira ContemporâneaResumo
A primeira parte de Jardim de ossos, de
Marli Walker, forja uma atmosfera decadente e
degradada, em que a morte se faz presente nas mais
variadas situações. Notamos que é possível sentir
uma ambiência configurada por essas características
rondando essa parte inicial, intitulada “Canteiro de
espantos”. Acreditamos que o fator principal disso se dá por conta da semântica da palavra “osso”, presente
em todo o livro, o que é bastante significativo para
pensarmos a relação entre vida e morte, bem como,
as suas ressonâncias. A partir dessa percepção,
nosso objetivo é compreender esse “canteiro” à luz da
estética gótica, de maneira a estabelecer um diálogo
sobretudo com o que se convencionou identificar de
Graveyard school of poetry, expressão utilizada por
estudiosos para identificar poetas ingleses de meados
do século XVIII que produziram textos de caráter
meditativo tendo como temáticas principais a morte,
o sobrenatural, o sublime etc. Nossa discussão se
baseia nos estudos de Jerrold E. Hogle (2002), David
Punter e Glennis Byron (2004), Nick Groom (2012),
Fred Botting (2014), Júlio França (2017) e Sandra
Vasconcelos (2002).