O EFEITO PARONOMÁSTICO EM AMAR-AMARO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Autores

  • MICHAEL JHONATAN SOUSA SANTOS UFMT
  • CÉLIA MARIA DOMINGUES DA ROCHA REIS UFMT

Resumo

Neste trabalho, analisamos o poema “Amaramaro”, de Drummond (1979), valendo-nos da noção de indiferenciação como um valor “dominante” (JAKOBSON,
1983), extensivo aos aspectos formal e semântico. Quanto ao primeiro, a análise será realizada pelo processo de “singularização” (CHCLOVSK, 1976) da linguagem; ao segundo, no que respeita à “outridade” como origem e finalidade da produção poética, e à dissolução da noção do “próximo”, o que dispõe o amar como algo sem sentido,com Octavio Paz (1976). Na análise, ficou evidenciada a significativa utilização da paronomásia, figura de harmonia sonora, em estreita relação com o valor dominante.

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Referências

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

SANTOS, M. J. S., & REIS, C. M. D. D. R. (2016). O EFEITO PARONOMÁSTICO EM AMAR-AMARO, DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE. Revista Alere, 11(1), 20. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1316

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ARTIGOS

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