LITERATURA, ARTE E CINEMA: CONFLUÊNCIA DAS ARTES NOS FILMES ROMANCE E O AUTO DA COMPADECIDA, DE GUEL ARRAES

Autores

  • Reila Márcia Borges Rodrigues UNEMAT

Resumo

O estudo da Literatura e sua intrínseca relação com
o cinema propicia análises e reflexões, cujas abordagens destacam
a confluência dessas artes, bem como da arte popular, da música
e das artes plásticas. Propõe-se, então, apontar como ocorre a
relação entre essas artes e a literatura a partir dos filmes Romance
e O Auto  da  compadecida,  ambos  do  diretor Guel Arraes,
observando-os em suas formas artísticas, que se apresentam como
ponto de partida para uma reflexão crítica sobre questões sociais.
Nesse aspecto, o estudo demonstra o requintado enlace entre
cinema, arte e obra literária, que resulta filmes oriundos de obras
irrefutavelmente relevantes no contexto artístico e literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Afonso Manoel da Silva, Paródia e auto-reflexividade no filme

Romance, de Guel Arraes, Dissertação apresentada ao Programa de

Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, Centro

de Ciências Humanas, Letras e Artes de João Pessoa ? PB, 2013.

BARBOSA, Afonso Manoel da Silva; MAGALHÃES, Luiz Antônio

Mousinho; A metaficção na obra de Guel Arraes: uma análise do filme

Romance. Disponível em http://www.revistas.usp.br/significacao/

article/viewFile/75894/86408. Acesso em 14/03/2016, às 12 horas.

BERNARDET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo. Nova Cultural

Brasiliense, 1985.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das

Letras, 1992.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. 3. ed. Belo Horizonte MG:

Autentica, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo/

SP, Ed.Contexto, 2003.

PALLOTTINI, Renata, Dramaturgia: a construção do personagem, São

Paulo/SP, Ed. Ática, 1989.

RODRIGUES, Reila Márcia Borges, O Teatro de Ariano Suassuna: Auto

da Compadecida e os Elementos da Cultura Popular Nordestina, 2012,

f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Tangará da Serra/MT).

Orientação de Agnaldo Rodrigues da Silva.

ROSSO, Mauro Cinema e literatura. Disponível em:

portalliteral.terra.com.br/artigos/o-cinema-vai-a-literatura> Acesso em:

/01/2016, às 17 horas.

SILVA, Agnaldo Rodrigues da; SOUZA, Marli Gondim Cavalcanti Souza

(Orgs). Diálogo entre Literatura e outras artes, Cáceres/MT, UNEMAT

editora, 2014.

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.

THIEL, Grace Cristiane; THIEL, Janice Cristine. Movie takes: A magia do

cinema na sala de aula. Curitiba. Aymará, 2009.

SUASSUNA, Ariano, Auto da Compadecida, Editora PocketOuro, 1ª Ed.

Rio de Janeiro, 2008.

Webgrafia

Disponível em http://omelete.uol.com.br/filmes/criticas/lisbela-e-o-

prisioneiro, acesso no dia 14 de janeiro de 2016, às 18 horas.

Disponível em http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202453/criticas-adorocinema, acesso no dia 14 de janeiro de 2016,

às 19 horas. Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/078/

damasio.htm,acesso no dia 16 de janeiro de 2016, às 10 h 20 minutos

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Borges Rodrigues, R. M. (2017). LITERATURA, ARTE E CINEMA: CONFLUÊNCIA DAS ARTES NOS FILMES ROMANCE E O AUTO DA COMPADECIDA, DE GUEL ARRAES. Revista Alere, 12(2), 261–280. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1688

Edição

Seção

ARTIGOS