O PERSONAGEM-ESCRITOR E A FICÇÃO COMO CRÍTICA

Autores

  • Flávio Pereira Camargo UFG

Resumo

De acordo com Patricia Waugh (1984, p. 6), “o menor denominador comum da metaficção é simultaneamente criar uma ficção e fazer uma declaração sobre a criação daquela ficção”. São esses dois processos que ocupam, juntos, uma tensão formal que tenta eliminar a distinção entre criação e crítica. Podemos dizer que a metaficção tem um traço constante e específico: a existência, no corpo do texto, de um comentário crítico, reflexivo e consciente do narrador ou de um personagem-escritor sobre os procedimentos de composição do próprio romance. Partindo de estudos teóricos sobre a metaficção (HUTCHEON, 1985; OMMUNDSEN, 1993; WAUGH, 1984), propomos a análise do romance Um crime delicado, de Sérgio Sant’Anna, publicado em 1997.

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Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic narrative: the metafictional paradox. London/New York: Methuen, 1984.

KRYSINSKI, Wladimir. Questões sobre o sujeito e suas incidências no texto literário. In: ___. Dialéticas da transgressão: o novo e o moderno na literatura do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 51-67.

RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. Tradição e renovação. In: FERNÁDEZ MORENO, César. América latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 131-159.

OMMUNDSEN, Wenche. Metafictions? Reflexivity in contemporary texts. Melbourne: Melbourne University Press, 1993.

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.

SANT’ANNA, Sérgio. Um crime delicado. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

SÜSSEKIND, Flora. Ficção 80: dobradiças e vitrines. In: ___. Papéis colados. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2003. p. 257-271.

WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. London: Methuen, 1984.

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Publicado

2017-01-24

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O PERSONAGEM-ESCRITOR E A FICÇÃO COMO CRÍTICA. (2017). Revista Alere, 13(1), 15-44. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1700