INTEGRAÇÃO LITERÁRIO E ENTRE TEXTO E FOTOGRAFIA: O EXEMPLO PIONEIRO DA OBRA NADJA DE ANDRÉ BRETON

Autores

  • Eliana Kátia Pupim UNESP
  • Sidney Barbosa UnB

Resumo

Há quase noventa anos, o francês André Breton revolucionou a Arte através de seus experimentos literários conhecidos como Movimento Surrealista, através do qual tencionava transmitir através de uma linguagem livre de racionalismos o que se passava na mente dos artistas pertencentes ao grupo adepto ao surrealismo. Entre a vasta produção surrealista optou-se por analisar nesta ocasião a obra de maior proeminência e sucesso editorial: Nadja. É nesta obra que Breton utiliza a “escrita automática” para construir a narrativa de seu encontro com uma bela jovem francesa em meio às suas andanças sem rumo nas ruas de Paris. O elemento decisivo para a escolha da obra é a presença de fotografias em um momento histórico em que a inclusão de imagens fotográficas numa obra literária ainda não tinha sido adotada em livros para ilustrar textos. Para a execução do estudo recuperou-se alguns aspectos da obra máxima de Breton, sua relação com a teoria e a pragmática surrealista, e baseando-se em Sontag (2004) e Kossoy (2002) buscou-se realizar uma breve análise de algumas das fotos inseridas na obra Nadja e buscar-lhes significação e sentido no contexto do romance.

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Referências

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Publicado

2017-01-24

Como Citar

Pupim, E. K., & Barbosa, S. (2017). INTEGRAÇÃO LITERÁRIO E ENTRE TEXTO E FOTOGRAFIA: O EXEMPLO PIONEIRO DA OBRA NADJA DE ANDRÉ BRETON. Revista Alere, 13(1), 115–154. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1704

Edição

Seção

ARTIGOS