AS ARMADILHAS DA LITERATURA: ?A ÚLTIMA PALAVRA? DE RUBENS FIGUEIREDO

Autores

  • Rejane Pivetta de Oliveira UniRitter

Resumo

Alguns discursos em defesa da literatura, sob alegadas qualidades estéticas e ideais emancipatórios, acabam reforçando concepções canônicas que a conformam a um papel institucional, diluindo seu potencial de “resistência” à ordem social e política. Neste artigo, discutimos, num primeiro momento, a partir de Wolfgang Iser (2002), alguns fundamentos dos estudos humanísticos que sustentam a primazia da literatura; num segundo passo, examinamos o conto “A última palavra” (Contos de Pedro, 2006), de Rubens Figueiredo, demonstrando que a autorreflexividade da narrativa, ao contrário de instituir o elogio da literatura, evidencia o jogo de dominação e alienação ao qual ela serve de aliada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de. Maria Emsantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução Fernando Tomaz, 10. ed. Rio de

Janeiro: Bertrand Brasil, 2007

FIGUEIREDO, Rubens. Contos de Pedro. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

ISER, Wolfgang. A dupla face do discurso humanista. In: ____; CASPER, Gerhard. Futuro da universidade. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 2002.

ISER, Wolfgang. O fictício e o imaginário: perspectivas de uma antropologia literária. Tradução de Johannes Kretschmer. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1996a.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução de Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996b.

MAN, Paul de. A resistência à teoria. Lisboa: Edições 70, s.d.

NATALI, Marcos Piazon. Além da literatura. In: Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 9, p. 30-43, 2006.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

Downloads

Publicado

2017-01-24

Como Citar

Pivetta de Oliveira, R. (2017). AS ARMADILHAS DA LITERATURA: ?A ÚLTIMA PALAVRA? DE RUBENS FIGUEIREDO. Revista Alere, 13(1), 217–234. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/1708

Edição

Seção

ARTIGOS