O PROJETO FICCIONAL DE CLARICE LISPECTOR EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES): CONFRONTO DE SI MESMA

Autores

  • GILVONE FURTADO MIGUEL UFMT

Resumo

Este estudo enfoca os aspectos específicos do ato criador edificados na obra Um sopro de vida (pulsações) (1999), publicação póstuma de Clarice Lispector. O objetivo centra-se em revelar o texto como metalinguagem crítica da criação literária em que os elementos estruturais da narrativa tradicional são rompidos na tentativa de apreensão dos limites entre realidade e ficção. A opção de Clarice por criar um personagem escritor e, como artifício criativo, fazê-lo repetir a mesma forma de ficcionalizar uma personagem escritora, leva-nos à percepção de uma construção refletida, como num espelho, ou encaixe, em mise-em-abyme (DALLENBACH,1979). Esse processo possibilita sentir a presença, a sombra identificadora da própria Clarice aparecendo ou se ocultando nas entrelinhas do textual. A procura constante da linguagem – traço marcante da produção clariceana – aparece aliada à busca do ser diante do dilema: vida e morte. Há intensa espiritualidade no intertexto bíblico que se estabelece amplamente na construção do texto, colocando a criação literária como uma questão vital: “O resultado fatal de eu viver é o ato de escrever” (LISPECTOR, 1999, p.16).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bíblia Sagrada. João Ferreira de Almeida.(Trad.) São Paulo: Sociedade

Bíblica do Brasil,1993.

DALLENBACH, Lucien. Intertexto e autotexto In: Intertextualidades. Trad.Clara Crablé Rocha. Coimbra: Almedina, 1979, p. 51-76.

LINHARES, Temístocles. História crítica do romance brasileiro: 1728–

Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1987.

LISPECTOR, Clarice. Um sopro de vida (pulsações). Rio de Janeiro: Rocco,1999.

___. Onde estivestes de noite? Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

___. O primeiro beijo. Rio de Janeiro: Rocco,1997.

LUCHESI, Ivo. Crise e escritura: uma leitura de Clarice Lispector e Vergílio Ferreira. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

NUNES, Benedito. Leitura de Clarice Lispector. São Paulo: Quíron, 1973.

VIEIRA, Telma Maria. Clarice Lispector: uma leitura instigante. São Paulo: Annablume, 1998.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

MIGUEL, G. F. (2015). O PROJETO FICCIONAL DE CLARICE LISPECTOR EM UM SOPRO DE VIDA (PULSAÇÕES): CONFRONTO DE SI MESMA. Revista Alere, 9(1), 29. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/461

Edição

Seção

ARTIGOS