FICÇÃO E HISTÓRIA SOB O PENSAMENTO DE WHITE

Autores

  • JOÃO BATISTA CARDOSO UFG

Resumo

O vislumbre do mundo a partir de um espaço poético é feito tanto pelo historiador quanto pelo escritor de obras literárias. Essas constatações podem ser exemplificadas em autores de obras literárias, cujos textos são lidos pelos estudiosos que buscam conhecimentos acerca da conduta social e política de certo período. Inúmeras obras produzidas com o objetivo de transmitir conhecimentos acerca de um momento histórico apresentam esse momento de forma romanceada, tendo o autor almejado produzir um texto que articula fato e fantasia, o que tem gerado dificuldade para demarcar, em algumas obras, o limite entre a ficção e a realidade. O historiador tem um propósito que subjaz à sua narrativa. Da mesma forma que ohistoriador elimina aqueles aspectos que não lhe interessam, cria outros oriundos de sua interpretação dos fatos para tornar sua narração coerente, agradável à recepção e vivaz. Essas operações aproximam os historiadores dos autores de obras literárias, como será demonstrado no presente artigo que tomou como fonte para suas considerações o pensamento de White, expresso em sua poética do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Euclides da Cunha da. Os sertões: campanha de Canudos. 37.ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1995.

DUBOIS, Jacques et al. Retórica da poesia: leitura linear, leitura tabular. Trad. de Carlos Felipe Moisés. São Paulo, Cultrix, Edusp, 1990.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Euclidiana: ensaios sobre Euclides da Cunha. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura em suas fontes. 2.ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

LYRA, Pedro. Literatura e ideologia: ensaios de sociologia da arte. Petrópolis: Vozes, 1979.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. de Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 1995.

VARGAS LLOSA, Vargas Llosa. A guerra do fim do mundo. Trad. de

Remy Gorga Filho. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1990.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. Trad. de José Laurênio de melo. 2.ed. São Paulo: Edusp, 1995.

_____. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Trad. de Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Edusp, 1994.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

CARDOSO, J. B. (2015). FICÇÃO E HISTÓRIA SOB O PENSAMENTO DE WHITE. Revista Alere, 8(2), 20. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/469

Edição

Seção

ARTIGOS