LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Lídia Tagarro Costa Pereira
  • Elizete Dall'Comune Hunhoff

Resumo

Neste artigo analisamos concepções de leitura e de literatura. Discorremos acerca dos desafios enfrentados pela escola no trato com a leitura do texto literário e quais podem ser os caminhos estratégicos possíveis, apontados pelos estudos, para a prática de leitura no ambiente escolar. O trabalho evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar leitores por meio da experiência estética que o texto literário proporciona. Fundamentamos nossa pesquisa nos estudos de Jauss (1994), Zilberman; Rosing (2009), Gregorin (2009), Cosson (2012), Colomer (2003), dentre outros autores. Esperamos contribuir para que as pesquisas acerca do ensino e da literatura avancem e mostrem-se alvissareiros quanto a sua práxis aos professores, no processo de formação de leitores críticos.

Downloads

Publicado

09/09/2020

Como Citar

Pereira, L. T. C., & Hunhoff, E. D. (2020). LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Alere, 21(1), 271–292. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/4847

Edição

Seção

ARTIGOS DO DOSSIÊ TEMÁTICO