A MULHER E O ESPELHO EM PADRE ANTÔNIO VIEIRA – RELAÇÕES DE CONTINGUIDADE DIALÉTICA NO SERMÃO DO DEMÔNIO MUDO
Resumo
Padre Antônio Vieira (1608-1697), grande orador e pregador português, produziu sermões que, devido às fortes dimensões literárias e ideológicas que lhes são peculiares, despertam a atenção de muitos leitores e estudiosos da literatura de expressão portuguesa ainda nos dias de hoje. Dentre as muitas perspectivas que permitem ver a obra vieirina, uma das que tem tomado grande projeção nos atuais estudos literários é aquela que parte dos estudos de gênero, a fim de que seja possível perceber qual é o local que o sexo feminino ocupa na mundividência de Vieira. Nesse sentido, este artigo se propôs a analisar, também pelo viés dos estudos de gênero, a maneira como o jesuíta aborda o feminino, tendo como corpus de análise o Sermão do demônio mudo, produzido em 1651 e pregado para freiras num convento de Odivelas, Portugal. Para além de compreender melhor a presença da mulher na abordagem de Padre Antônio Vieira, tenciona-se também analisar em que medida essa figura é útil ao discurso e à estratégia argumentativa do jesuíta português.
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Referências
CABANAS, M. I. M. e FRANCO, J. E. Padre Antônio Vieira e as
mulheres: o mito barroco do universo feminino. Porto: Campo das Letras,2008.
ORS, Eugênio d’. O barroco. Trad. Luís Alves da Costa. Lisboa: Veja, 1990.
VIEIRA, Antônio de. Sermão do demónio mudo. 1651. (disponível em:
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/_documents/0043-01920.html.
Consultado em: 17 de dezembro de 2012).