O FACTUAL NA CONSTRUÇÃO DO LITERÁRIO: UMA LEITURA DO CONTO “POR FALAR NA CAÇA ÀS MULHERES ”

Autores

  • SÍLVIA DE CÁSSIA RODRIGUES DAMACENA DE OLIVEIRA UNEMAT

Resumo

publicado em 1982, encerra o chamado Ciclo da Coca-Cola
de Roberto Drummond. Nos contos que compõem a obra, considerada por muitos críticos como de transição, o fio condutor é, praticamente, o mesmo desde a publicação do primeiro livro em 1975: a onipresença dos meios de comunicação de massa como base de formação do caráter das personagens. À semelhança dos procedimentos da colagem e da serigrafia pop (na Arte Pop), o escritor costuma se valer de fatos amplamente divulgados pela imprensa como matriz para a criação de muitos dos seus contos. Neste trabalho, buscamos mostrar como se dá esse processo no conto Por falar na caça às mulheres (que abre a segunda parte do livro Quando fui morto em Cuba), em que um crime  passional – amplamente divulgado pela mídia da época – alicerçou a criação do texto literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DRUMMOND, Roberto. O confinado. Minas Gerais. Belo Horizonte. 07 nov. 1970.Suplemento literário. p. 1-3.

_______ . Quando fui morto em Cuba. São Paulo: Atual. 1982.

GUELFI, Maria Lúcia Fernandes. Narciso na sala de espelhos: Roberto Drummond e as perspectivas pós-modernas da ficção. 1994. (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

HONNEF, Klaus. Pop Art. Alemanha: Taschen. 2004.

_____________ . Warhol. Singapura: Paisagem. 2005.

LIMA, Luiz Costa. O cão pop e a alegoria cobradora. In: ------ Dispersa demanda – Ensaios sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: Francisco Alves. 1981, p. 144-158.

LIPPARD, Lucy R. (Org.) et alii. A arte pop. São Paulo: Verbo/Edusp. 1976.

MEDINA, Cremilda. Escritor brasileiro hoje – 26 – Roberto Drummond: de radical “pop” à

serenidade realista. Minas Gerais. Belo Horizonte. 20 abr. 1985. Suplemento literário. p. 8.

OLIVEIRA, Silvia de Cássia Rodrigues Damacena de. A literatura pop de Roberto Drummnond: arte pop, referencialidade e ficção. 2008. Tese (Doutorado) – Universidade

Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Unesp, São José do Rio Preto/SP.

TOMACHEVSKI, B.. Temática. In: EIDHEMBAUM, B.. Teoria da literatura – Formalistas russos. 2 ed. Porto Alegre: Globo,. 1976. p. 169 -203.

Downloads

Publicado

2015-06-07

Como Citar

OLIVEIRA, S. D. C. R. D. D. (2015). O FACTUAL NA CONSTRUÇÃO DO LITERÁRIO: UMA LEITURA DO CONTO “POR FALAR NA CAÇA ÀS MULHERES ”. Revista Alere, 3(1), 10. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/564

Edição

Seção

ARTIGOS