O FACTUAL NA CONSTRUÇÃO DO LITERÁRIO: UMA LEITURA DO CONTO “POR FALAR NA CAÇA ÀS MULHERES ”

Autores

  • SÍLVIA DE CÁSSIA RODRIGUES DAMACENA DE OLIVEIRA UNEMAT

Resumo

publicado em 1982, encerra o chamado Ciclo da Coca-Cola
de Roberto Drummond. Nos contos que compõem a obra, considerada por muitos críticos como de transição, o fio condutor é, praticamente, o mesmo desde a publicação do primeiro livro em 1975: a onipresença dos meios de comunicação de massa como base de formação do caráter das personagens. À semelhança dos procedimentos da colagem e da serigrafia pop (na Arte Pop), o escritor costuma se valer de fatos amplamente divulgados pela imprensa como matriz para a criação de muitos dos seus contos. Neste trabalho, buscamos mostrar como se dá esse processo no conto Por falar na caça às mulheres (que abre a segunda parte do livro Quando fui morto em Cuba), em que um crime  passional – amplamente divulgado pela mídia da época – alicerçou a criação do texto literário.

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Referências

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Publicado

2015-06-07

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O FACTUAL NA CONSTRUÇÃO DO LITERÁRIO: UMA LEITURA DO CONTO “POR FALAR NA CAÇA ÀS MULHERES ”. (2015). Revista Alere, 3(1), 10. https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/564